segunda-feira, 10 de maio de 2010

PREVENÇÃO - "O AIPO E SEUS BENEFÍCIOS"

(Salsão e suas propriedades incríveis)

O Aipo ou salsão é conhecido pelo seu sabor aromático forte que lhe dá a popularidade nas cozinhas do Mediterrâneo. Esta planta herbácea bienal tem origem na Europa e agora está espalhadas por todo o mundo como uma planta de jardim e como um vegetal.

o Aipo tem hastes que formam um caule grosso, estriadas, com as folhas marcadas. Toda a planta tem um forte sabor pungente, embora o branqueamento do caule na sua cultura fez o aipo perder essas qualidades, adquirindo um sabor doce e aroma característico que o torna um bom ingrediente em saladas e sopas.

Pode ser encontrado durante todo o ano, mas os melhores estão no outono e inverno.

Plantio: Há duas épocas de plantio (inverno e primavera)

O Aipo tem sido usado desde tempos imemoriais na cozinha e nos boticários. Além da sua textura e sabor fresco, é um vegetal "equilibrante".
Quando combinado com outros legumes, como cenoura e tomate, o sumo de aipo ajuda a acalmar os nervos.

O Aipo é rico em Vitamina C

O aipo é uma excelente fonte de vitamina C, uma vitamina que ajuda a suportar o sistema imunitário. Os alimentos ricos em Vitamina C como aipo podem ajudar a reduzir sintomas de resfriado ou a gravidade dos sintomas de resfriado. A vitamina C também previne os danos dos radicais livres e por isso é também associado com a redução da gravidade de condições inflamatórias, como a asma, osteoartrite e artrite reumatóide.
Como os radicais livres oxidam o colesterol e podem levar à ruptura de placas que podem causar ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais, a vitamina C é benéfica para a promoção da saúde cardiovascular.

Devido ao grande número de benefícios da vitamina C para a saúde, não é surpreendente que a pesquisa mostrou que o consumo de vegetais e frutas de elevado grau desse nutriente está associada a uma redução do risco de morte por todas as causas, incluindo doenças cardíacas, derrames e cancro.

O Aipo e a Tensão Arterial

O Aipo é uma excelente fonte de minerais como potássio, sódio, cálcio, manganês e magnésio. Potássio é um importante componente das células e fluidos do corpo que ajuda a controlar a taxa cardíaca e pressão arterial.

Aipo contém compostos activos chamado phthalides, o que pode ajudar a relaxar os músculos ao redor das artérias. Com mais espaço dentro das artérias, o sangue pode fluir com uma menor pressão. Os phthalides também reduzem as hormonas de stress, um de cujos efeitos é fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam.

O Aipo Ajuda a Baixar o Colesterol

Denotou-se que em oito semanas, soluções aquosas de aipo (como sumo de aipo), dadas a animais reduziram significativamente os seus níveis de colesterol totais, aumentando a secreção de ácidos biliares.

O Aipo é fonte de vitamina A

A Vitamina A e o beta-caroteno são antioxidantes flavonóides naturais. A Vitamina A é também necessária para a manutenção saudável das membranas mucosas e da pele e é também essencial para a visão.

O Aipo tem ação diurética

As suas sementes, caule e raiz têm propriedades diuréticas (remove o excesso de água do corpo através da urina) e propriedades estimulantes e tônicas.

As sementes de ancestrais selvagens do aipo, que se originou em torno do Mediterrâneo, foram amplamente utilizadas como um diurético. O aipo, que é rico em potássio e sódio, os minerais mais importantes para a regulação do equilíbrio hídrico, estimula a produção de urina, contribuindo assim para livrar o corpo do excesso de fluido.

O Aipo protege contra radicais livres

O Aipo contém compostos chamados cumarinas que ajudam a prevenir que os radicais livres danifiquem as células, diminuindo assim as mutações que aumentam o potencial de se tornarem células cancerosas.

As Cumarinas também aumentam a actividade de determinadas células brancas do sangue, as defesas imunológicas que eliminam as células-alvo e potencialmente prejudiciais, incluindo as células cancerígenas.
Além disso, os compostos de aipo chamados acetylenics demonstraram ajudar a impedir o crescimento de células tumorais.

Igualmente, suas folhas são ricas fontes de antioxidantes tais como flavonóides zeaxantina, luteína e beta-caroteno, que tem funções anti-oxidante de proteção do câncer.

O Aipo contém apenas 16 calorias por 100 gramas e com benefícios de saúde numerosos devido aos seus fito-nutrientes, tais como flavonóides, ácido fólico, vitamina A, vitamina K, sais minerais e vitaminas. O Aipo é um dos mais valiosos alimentos de baixas calorias e ideal para a perda de peso.

Em 100 Gramas de Aipo

Nutriente Valor VDR

Energia 16 Kcal lt;1%
Carboidratos 3 g 5,50%
Proteína 3,46 g 6%
Total Fat 1,12 g 4,50%
Colesterol 0 g 0%
Fibra dietética 2,10 g 5,50%

Vitaminas

Folato 36 mcg 9%
Niacina 0.320 mg 2%
Ácido pantotênico 0,246 mg 5%
Piridoxina 0.074 mg 6%
Riboflavina 0,57 mg 4%
Tiamina 0.021 mg 2%
Vitamina C 3,1 mg 5%
Vitamina A 449 UI 15%
Vitamina K 29,3 mcg 24%
Eletrólitos
Sódio 80 mg 5%
Potássio 260 mg 5,50%

Minerais

Cálcio 40 mg 4%
Cobre 0.35 mg 4%
Ferro 0,20 mg 2,50%
Magnésio 11 mg 3%
Manganês 0,103 mg 4,50%
Fósforo 24 mg 3%
Zinco 0,13 mg 1%
Fito-nutrientes
Beta caroteno 270 mcg
Alpha caroteno 0 mcg
Luteína, zeaxantina 283 mcg

O aipo tem uma história longa e prestigiosa de uso, primeiro como remédio e, depois, como um alimento. A referência inicial das propriedades medicinais das folhas de aipo remonta ao século 9 aC, quando o aipo fez uma aparição na Odisseia, o célebre epopéia do poeta grego, Homero.

Os gregos antigos usavam as folhas de louros para decorar os seus atletas de renome, enquanto os antigos romanos usaram como um tempero, uma tradição que tem realizado ao longo dos séculos.

Não foi até a Idade Média que o uso do aipo se expandiu além da medicina e os se começou a usar como um alimento. Este legume delicioso e crocante tornou-se realmente popular no século 18 na Europa. O Aipo, foi introduzido nos Estados Unidos no início do século 19.

Facilita a digestão

Além de aumentar a produção de saliva e sucos gástricos, o aipo abre o apetite e facilita a digestão enquanto aumenta os movimentos naturais do intestino prevenindo gases e cólicas, além de neutralizar o excesso de bactérias responsáveis pelas fermentações e putrefacções intestinais. Assim atua como um laxante suave graças à sua fibra.

E se isso não bastasse o aipo também:

Reforça o sistema auto imune devido ao seu conteúdo em substâncias antioxidantes.
Melhora a acne ao favorecer a depuração do sangue e ter propriedades antibacterianas.
Faz aumentar o desejo sexual - propriedade afrodisíaca conferida pela cumarina que contem - e facilita a ereção.

Ajuda a limpar feridas e queimaduras facilitando a sua cicatrização quando usado de forma tópica. Devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias pode-se empregá-lo para fazer bochechos em caso de infecção ou inflamações.

Também tem propriedades benéficas para a pele, para os pêlos e os ossos devido às furanocumarinas e psoralenos que contem e que actuam como protectores da pele e estimulantes da repigmentação. Por isso está-se a utilizar hoje em dia o aipo em casos de psoríase e Vitíligo assim como em outros problemas da pele ou que se manifestam nela como a acne.

Favorece a expectoração em caso de catarro, gripe, bronquite, etc.

Ajuda a perder peso pois favorece a expulsão dos líquidos retidos e das substâncias de resíduos acumuladas devido a ação do silício.

Devido à sua riqueza em minerais ajuda a quem sofre de fatiga crónica.

Ajuda a regular os períodos menstruais.

Usado como cataplasma reduz o inchaço dos olhos.

Resumindo, o aipo é uma excelente aposta natural para prevenir numerosas doenças e manter a saúde.
A melhor época para comprar aipo fresco é no inverno, embora hoje se encontre em qualquer estação do ano.

Evidentemente, não deve ser ingerido durante a gravidez devido ao seu conteúdo em apiína que pode causar aborto.

Enquanto a sua conservação ideal é mantê-lo no frigorífico envolto em papel húmido (três dias como máximo pois logo perde propriedades) também pode congela-lo após escaldá-lo previamente durante três minutos.

Resumo final de suas propriedades

Quelação (eliminação de metais toxicos do sangue)
Afrodisíaco
Analgésico
Anti-bacteriano
Anticancerígeno
Depurativo e Diurético
Regulador intestinal
Anti-inflamatório
Cicatrizante (uso externo
Remineralizante
Antimicótico
Expectorante
Sedativo
Antioxidante
Hipotensor
Tranquilizante
Anti-séptico (uso tópico)
Inmunoestimulante
Vasodilatador.
Cardioprotecto
Laxante
Purificador do sangue

Indicações

Acne
Gota
Hipercolesterolémia
Artrite reumatóide
Constipação
Dispepsia
Artrose e Reumatismo
Gripe
Cistite
Bronquite
Fadiga
Hipertensão
Cancro
Hiperuricémia
Impotência sexual
Inapetência
Oligúria
Problemas cardiovasculares
Psoríase
Retenção de líquidos
Vitíligo

O Aipo também é indicado para o caso de estagnação do sistema linfático, pois possui altas doses de silício, oque acaba com inchaços e retenção de linfa e líquidos. Um alimento que deveria fazer parte de nossa rotina e cultura alimentar, já que possui tantas aplicações e propriedades geniais !

(Fonte : Net)

Um comentário:

  1. bom sabber disso como pode nè uma plantinha taô fragil porem tao forte em certos mecanismo
    bom saber dessas propriedades sao importantes
    para nos e isso ai muito salsâo pra todo mundo fiquem com deus xau????????????????

    ResponderExcluir