quinta-feira, 3 de junho de 2010

"SAÚDE - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"


Os avanços tecnológicos na área da nutrição têm nos propiciado o conhecimento mais amplo dos alimentos. Nos últimos anos, temos ouvido falar muito em alimentos funcionais, alimentos e saúde, fitoquímicos, probióticos, prebióticos, enfim, são tantos termos que muitas vezes pensamos ser quase impossível ter uma alimentação adequada.

Os alimentos intitulados funcionais são aqueles que contêm algum componente que traz benefícios à saúde, além dos nutrientes necessários ao organismo. Mas, para você diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, é necessário uma boa alimentação - ou seja, uma alimentação balanceada. De nada adianta tomar uma cápsula de um componente funcional (o licopeno ou betacaroteno, por exemplo) e consumir muitos alimentos ricos em gordura animal ou gordura hidrogenada (encontrada em produtos industrializados), açúcares, doces e bebidas alcoólicas.

O licopeno é um carotenóide presente em diversos alimentos, como tomate, melancia e goiaba. Ele dá cor avermelhada a eles. Alguns estudos indicam que o consumo constante desses alimentos auxilia na redução do risco de alguns tipos de câncer, como o de próstata. Já o betacaroteno também é um carotenóide que age como um poderoso antioxidante, auxiliando na diminuição dos radicais livres do organismo. Está presente, por exemplo, no mamão, na cenoura e no melão.

Conheça outros alimentos com propriedades funcionais:

Aveia: rica em fibras, pode diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de cólon e auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo quando ingerido diariamente (crua ou cozida).

Maçã: tem propriedades antioxidantes e é rica em fibras solúveis. A ingestão regular de maçã também ajuda a reduzir as taxas do colesterol prejudicial ao organismo, prevenindo problemas cardíacos.

Uva: a casca da uva, utilizada na preparação do vinho tinto e no suco de uva, contém fitoquímicos conhecido por terem quercetina, que aumenta o colesterol bom (HDL) no sangue, prevenindo doenças cardíacas. Dê preferência ao suco de uva em vez do vinho.

Brócolis: por ter substâncias bioquímicas conhecidas como indóis e isotiocianatos, previne alguns tipos de câncer e pode auxiliar na redução de colesterol.

Sementes: ricas em gordura benéfica (insaturada) que auxilia no nível de colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL), auxiliam na prevenção de doenças cardíacas. São excelentes fontes de vitamina E e têm poder antioxidante.

Prebióticos e Probióticos

Prebióticos também são considerados alimentos funcionais. São definidos como suplemento alimentar constituído por microorganimos vivos que auxiliam no equilíbrio microbiano intestinal. Auxiliam no bom funcionamento do intestino e podem ser utilizado para combater a constipação ou no tratamento da diarréia. Bons exemplos de probióticos são os iogurtes, mas preste atenção: precisa ser iogurte com bactérias vivas - ou seja, com os prebióticos.

Os probióticos conhecidos são Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Esses microorganismos são adicionados comumente no leite. Ao serem ingeridos, eles agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico, que favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis.

Prebióticos são alguns tipos de fibras contidas nos alimentos. São consideradas a parte dos carboidratos não digerível pelo organismo, podendo auxiliar na manutenção da flora intestinal, prevenindo a constipação intestinal e a diarréia. Uma outra propriedade é auxiliar na redução da absorção de açúcares e gorduras. As fibras estão presentes nos alimentos de origem vegetal. Entre as mais conhecidas estão os frutoologosacarídeos (FOS), presentes na cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel, yacon e a inulina encontarda principalmente na chicória. A inulina extraída da chicória é produzida e comercializada e pode ser utilizada para aumentar o teor de fibra da dieta.

Outra função importante dos prebióticos, por equilibrar a flora intestinal: eles aumentam a absorção de alguns nutrientes como o cálcio e o ferro.

Para obter esses benefícios, acrescente na sua alimentação do dia-a-dia iogurtes com lactobacilos vivos, cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel, yacon, chicória e, de uma forma geral, consuma frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Muita saúde!


(Por Andrea Galante - Mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário