terça-feira, 15 de junho de 2010

"SAÚDE - ALIMENTOS NUTRACÊUTICOS"

(ALIMENTOS NUTRACÊUTICOS: UMA FARMÁCIA EM SUA CASA)

A alimentação natural é a farmácia (diga-se de passagem, “barata”) que trata da sua saúde. Mas o que poucas pessoas têm conhecimento é que substâncias que compõem determinados alimentos, chamados nutracêuticos ou funcionais, podem prevenir e até mesmo tratar de vários tipos de doenças.

Os nutracêuticos são alimentos, ou parte deles, que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças.

Na verdade, todo alimento natural (aquele que não foi processado industrialmente) pode ser classificado como "funcional" já que contém, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, etc. Porém, certos alimentos contém, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde.

Desde de o “tempo das cavernas”, o homem procurava os seus alimentos na natureza e aprendeu com os animais (através da observação e da experimentação) a comer os alimentos que poderiam curar as suas doenças. Daí, surgiu a fitoterapia, onde foi utilizada por pagés, magos, alquimistas, padres, terapeutas e médicos. Aliás, a indústria farmacêutica sintetizou as moléculas dos produtos naturais para produção de vários dos seus remédios.

Hoje, vemos os polêmicos transgênicos que pretendem revolucionar a cadeia produtiva. Mas existe uma pequena revolução nas prateleiras dos supermercados, onde consumidores cada vez mais conscientes e exigentes querem em suas mesas os alimentos nutracêuticos, os alimentos que trataram da saúde dos seus ancestrais. O homem cria e transforma as suas idéias, mas sempre volta as suas origens. Os antigos tinham toda a sabedoria do mundo porque estavam em contato direto com a natureza. Hoje, o chamado “homem civilizado” vive estressado, se alimentando muito mal com alimentos cada vez mais industrializados e com menos nutrientes. É a grande e bonita fruta na feira que impressiona os olhos, mas não tem gosto e não tem os seus nutrientes essenciais. E os agrotóxicos estão cada vez mais poderosos e muito mais prejudiciais à saúde do ser humano.

Mas nem tudo está perdido. Temos muitas frentes (de homens justos e de boa índole) tentando trazer aos lares dos consumidores (porque não dizer seres humanos) um produto natural e de boa qualidade. Existem algumas dicas para uma boa alimentação que são importantes de serem observadas:

· Água Mineral - A água é uns dos elementos fundamentais para a existência do homem, é um dos principais componentes do organismo, cerca de 60 a 70% do corpo de um adulto, ela participa da composição de todos os líquidos e células, desempenhando funções importantes no metabolismo normal, por exemplo: dissolvendo e veiculando vários nutrientes fornecidos na alimentação, assim como as toxinas e outros elementos que deram ser eliminados do organismo,regulando a temperatura corpórea etc. Muitos problemas de saúde da população são relacionadas a água (comum). São doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos (“vermes”) ou por agentes químicos presentes na água, geralmente resultado da poluição. Não comprar água mineral de procedência duvidosa para pagar um preço mais barato. Pense que a água é um grande preventivo das doenças. Muitas vezes, o barato sai caro. Escolha muito bem os vasilhames: eles devem ser transparentes, limpos, bem cuidados, sem arranhões, com lacre e com análise química atualizada. Vá pessoalmente conhecer a sua distribuidora de água mineral: veja o armazenamento dos garrafões, a limpeza do local, a validade do produto, o cuidado no armazenamento, etc. Não compre água mineral de postos de gasolina (ela pode estar contaminada). Os refrigerantes são considerados “água morta” por não serem naturais.

· Sal marinho - substitua o sal refinado pelo sal marinho. Como o Dr. Marcio Bontempo disse: “o sal marinho contém cerca de 84 elementos que são, não obstante, eliminados ou extraídos para a comercialização durante o processo industrial para a produção do sal refinado. Perde-se então enxofre, bromo, magnésio, cálcio e outros menos importantes, que, no entanto, representam excelente fonte de lucros. Uma industria que esteja lucrando com a extração desses elementos do sal bruto é geralmente poderosa e possui a sua forma de controle sobre as autoridades. É claro que será então dada muita ênfase a importância do sal refinado empobrecido e pouca ao sal puro, integral, abominado.” O sal marinho tem cristais maiores que o sal refinado, portanto, utilize a mesma quantidade de sal marinho (somente aguarde mais tempo para experimentar a comida - para que os cristais de sal se dissolvam adequadamente).

· Açúcar Natural - substitua o açúcar refinado pelo açúcar natural (garapa, melado, rapadura, açúcar mascavo). O melado é um dos alimentos que mais contém ferro na natureza. A cana de açúcar é originária da Índia. Uma planta selvagem que começou a ser cultivada em jardins e dela tirava-se a água de açúcar, que depois foi se transformando no próprio açúcar, considerado então um remédio, que aparecia nas receitas dos médicos orientais. Mas, o uso do açúcar como alimento começou depois, por volta do século X, na Índia e na China. Ele foi trazido pelos árabes para a Europa e no século XV já era um dos principais produtos comercializados pelos povos do Mediterrâneo. Neste período, os portugueses passaram a dominar as técnicas do fabrico do açúcar em suas ilhas atlânticas - Açores, Madeira, São Tomé e Príncipe - e logo as trouxeram para o Brasil. Nos anos de 1800, não se ouvia falar em diabetes; os escravos viviam da rapadura, farinha de mandioca e carne seca (até hoje consumida pela população carente brasileira, especialmente, dos Estados do Norte e Nordeste).

· Arroz Integral - substitua gradualmente o arroz branco pelo integral ou farelo de arroz. O arroz integral é envolto por uma película que é justamente o que o mantém integral. Esta película segura o germe do grão que juntos formam uma dupla designada farelo. Podemos então considerá-lo um alimento funcional.
O arroz branco, por sua vez, não contém esta película porque ela foi retirada no processo da refinação. Portanto, este arroz não contém farelo, não podendo ser indicado como alimento funcional.

· Farelos (de arroz, aveia, soja e trigo) - ricos em fibras. Estimulam o funcionamento intestinal, reduzem o colesterol. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras (que estimulam o funcionamento intestinal), os fitatos (que protegem o organismo do depósito de chumbo (trabalho do Dr. Jaime-Amaya - Unicamp), os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Duas colheres de sopa de farelo por dia é o suficiente. Misture com leite, suco, frutas,etc no café da manhã, no almoço com o arroz e o feijão, no jantar, etc.

· Óleo de Girassol - substitua o seu óleo de soja pelo óleo de girassol. O que diferencia o óleo de Girassol dos outros óleos é a concentração de ácidos graxos. Os ácidos graxos que interessam sob o ponto de vista da nutrição, são os insaturados oléico, linolênico e linoléico, principalmente este último capaz de dissolver e eliminar o excesso de colesterol no organismo, deixando-o na taxa normal. A concentração de ácido linoléico no girassol é de 62,2% enquanto há 21,l% de óleo oléico. Essa característica, garante ao óleo de girassol propriedades altamente reguladoras nas doenças cardíacas. Procure no supermercado óleo de girassol de primeira prensagem a frio: é um pouco mais caro que os de soja e girassol comuns, mas de melhor qualidade

· Vinagre de Maçã - substitua o seu vinagre de vinho, de álcool, etc. Este ingrediente tem a sua eficácia na redução de peso, na redução da celulite e na desintoxicação do organismo. Mas o vinagre de maçã também apresenta muitos outros benefícios para a saúde, tais como, redução do colesterol, promove uma boa circulação sanguínea, melhora o metabolismo, facilita a digestão e contribui para a manutenção de uma pele saudável. Procure o vinagre de maçã natural.

· Chá verde (green-tea) - rico em polifenóis que previnem o câncer e doenças do coração. Tome-o quente, porém, não fervendo. Todo o chá, com o passar do tempo, chá vai fermentando e perdendo as suas qualidades.

· Vegetais crucíferos (brócolos, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor) que possuem grandes quantidades de glicosinolatos que previnem o câncer. Procure os alimentos orgânicos – sem agrotóxicos e com muito mais sais minerais e vitaminas.

· Consuma frutas cítricas - (ricas em limoneno) que previnem o câncer e fortalecem o sistema imunológico.

· Alho e a cebola - contem alicina e estimulam o sistema imune, são varredores de radicais livres; reduzem colesterol e triglicérides. A cebola de melhor qualidade é a vermelha.

· Linhaça - (que contém lignana) modula o sistema imune, reduz o colesterol e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Compre a linhaça em grão e bata no liquidificador a quantidade que você vai ingerir no dia.

Esta é uma pequena parcela dos produtos nutracêuticos e o que eles podem fazer por você, pela sua família.

Sabemos que o hábito alimentar não se muda “da noite para o dia”. Mas, ele pode ser modulado e implementado no decorrer do tempo. Mude aos poucos... os benefícios serão enormes. Você estará contribuindo para que os alimentos sejam de melhor qualidade. Se o consumidor exigir, a cadeia produtiva mudará os seus conceitos. Afinal, os produtores querem atender as necessidades dos seus consumidores.

Tenha qualidade de vida! Tenha saúde, se alimentando melhor!

2 comentários: