domingo, 6 de junho de 2010

SAÚDE - " OBESIDADE E ASMA TEM RELAÇÃO "


Nas últimas décadas, Obesidade e Asma ganharam muitos “adeptos” pelo mundo. Embora haja muitas pessoas preocupadas com esses problemas de saúde, até hoje eles foram tratados separadamente.

Ainda não está claro o motivo exato pelo qual essa ligação existe, ela foi descoberta com base na ocorrência em pacientes. Mas uma pesquisa com pacientes em Palo Alto (Califórnia, EUA) chegou à conclusão de que existe uma ligação entre as duas coisas. Eles fizeram testes com 4.500 pessoas aparentemente comuns.

Primeiro, viram a taxa de pessoas fora do peso ideal: um terço era classificado como acima do peso (na escala de IMC – Índice de Massa Corporal), e outro terço eram de fato pessoas obesas. Separados esses grupos, observaram a ocorrência de asma. Entre os gordinhos, 12% apresentavam o problema respiratório, enquanto em indivíduos de peso normal essa taxa foi de 6%. E o risco de obesos terem asma foi calculado em três vezes mais do que pessoas comuns.

Falta mesmo agora saber a razão disso. As explicações mais aceita pelos médicos é a de que uma inflamação decorrente da obesidade seja responsável pela asma, enquanto outros acham que é porque os obesos têm maior resistência à insulina (o que pode também levar à diabetes, mas aí é outra história e uma série de outros problemas).

Mas nenhuma dessas teorias, no momento, é totalmente aceita, porque ainda não se descobriu exatamente como seria essa relação de causa e consequência. [Reuters]

Um comentário:

  1. acho que é as duas possibiladades, pois se ha inflamação ha asma , e se ha obesidade a inflamação

    ResponderExcluir