domingo, 4 de julho de 2010

"SAÚDE - ALIMENTOS QUE DESINTOXICAM"


Todos são alimentos naturais que eliminam toxinas nocivas e cumulativas em nosso organismo, e devem fazer parte de uma alimentação saudável sempre que possível !


BERINGELA
Muito conhecido na culinária de vários paises bem antigos como Grécia, Índia e Oriente Médio, em pratos como moussaka grego, o baba ghanoush. Mas ela é bem nutritiva, digestiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de indigestão e prisão de ventre.

Contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. Ela ainda diminui o colesterol e reduz a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra.

SALSÃO
Também conhecido como aipo, muitos pratos levam essa leguminosa, pois seu aroma é característico. Ele é bem usado em regime alimentar geralmente as pessoas comem bastante aipo, uma vez que ele contém baixas calorias até mesmo para os padrões geralmente verificados em vegetais. Dois talos contêm menos de 10 calorias.

Ele contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras, substâncias importantes para o bom funcionamento do intestino e ajuda no controle da taxa de colesterol do sangue. Ele é bem rico é rico em fibras, que favorecem o trânsito intestinal.

GENGIBRE
Ele é muito usado na culinária japonesa, mas ele ajuda bem digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. Ele ainda tem ropriedades antiinflamatórias, sendo considerado uma ótima solução para dores. chás feitos com pedaços da raiz são indicados para o combate de gripes, resfriados, tosse e até mesmo para curar a ressaca.

Também funcionam como anti-séptico e antiinflamatório, ajudando nos males que acometem as vias respiratórias e garganta. No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna.

COUVE
Muito usada na culinária desde a antiguidade, na Grécia e Roma. No Egito costumava ser uma prática comum ingerir algumas folhas de Couve em vinagre antes de um grande banquete ou festa. Ela tem boa dose de ferros, que ajuda na formação de hemoglobina que transporta oxigênio para os tecidos.

Ela ajuda a aliviar a prisão de ventre deve-se consumir pratos com couve cozida. Em estudo na França, veio comprovar que comer pelo menos uma vez por semana couve ou brócolos previne o cancro do pulmão em 70% dos indivíduos, pois estes vegetais são ricos em isothiocyanate, um químico natural que protege contra este cancro.

HORTELÃ
As pessoas preferem as folha fresca é geralmente preferida sobre a seca, mas se for armazenada não terá nenhum problema.

Ela é uma erva muito rica em vitaminas A,B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), que exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, pode ser utilizada em chás, saladas em geral, muitas pessoas tomam suco de abacaxi com hortelã. Ela possui propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas.

MELANCIA
Fruta de polpa vermelha e suculenta, mas contem várias sementes pretas e pequenas na parte interna. Ela é mais consumida ao natural como sobremesa, principalmente no verão. A polpa pode ser utilizada no preparo de suco e compota. Fruto de baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias.

Devido suas propriedades refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Ela é rica em vitamina B1, B2, fósforo, cálcio. A melancia limpa o estômago e o intestino e traz bons resultados nas enfermidades das vias urinárias, ajuda para reumatismos, febre, elimina vermes, obstruções renais. Uma boa combinação é melancia com gengibre, que atua com desintoxicante.

LARANJA
Uma das frutas mais populares que temos, refrescante e nutritiva. Possui varias variedades como laranja-bahia, laranja-pêra, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e laranja-da-terra. Muito usada na culinária para fazer muitas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras.

Ela é rica em vitamina C, baixo valor calórico, antioxidante, é estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, a febre, asma, gripe, é calmante, digestiva e depurativa do sangue. Ótimo com desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, mas para isso deve comer o bagaço.

MAÇÃ
Umas das frutas mais conhecida no planeta, muito usada na culinária, para bolos e tortas. Como ela contem muitas fibras ela vira como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. Ela ainda ativa o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo.

Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, desinfetante bucal elimina o mau hálito, prisão de ventre.

MEL
Ele é muito energético, muito conhecido para tratar doenças do pulmão, e gripe, asma, amigdalite e bronquite. Ao ingerir vai conseguir imediata e intensiva resistência de todo o sistema muscular, especialmente os músculos do coração, através da glicose. Também conhecido com antibiótico natural.

Ele também ajuda em problemas de circulação e dos músculos. Possui qualidades adstringentes e suavizantes, o mel também é utilizado na cosmética, nomeadamente para o fabrico de cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, sabonetes e outros. Mas ele a maioria dos elementos minerais essenciais para o organismo humano, especialmente os oligo-minerais como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio.

ARROZ INTEGRAL
Muito consumido na Europa há milênios, é um cereal de cor amarelada, envolto numa casca da mesma cor. O arroz integral, mais escuro, possui mais vitaminas e outros nutrientes importantes. Ele ajuda o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável.

Ele é uma fonte importante de carboidratos na dieta. Ele possui vitamina B1 que ajuda a transformar açúcar em energia, ela também é importante para o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso.

ABACAXI
Bastante usado na alimentação, para fazer sucos, sorvetes, cremes, geléias, bolos e outros alimentos. E as fibras do abacaxi ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue. fruta rica em vitamina C, B6, folato, tiamina, ferro, magnésio, auxilia na digestão, combate a prisão do ventre, germicida, oxidante forte, desobstrutivo do fígado, combate a icterícia, combate a artrite.

Ele é diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado. É uma fruta deliciosa, muito apreciada em todos os países tropicais. Sua polpa saborosa é ligeiramente ácida, e muito refrescante. Ao lado das qualidades organolépticas, que o distinguem universalmente, há o seu alto valor dietético, comparável ao das melhores frutas tropicais.

Todos são alimentos naturais que eliminam toxinas nocivas e cumulativas em nosso organismo, e devem fazer parte de uma alimentação saudável sempre que possível !

Um comentário:

  1. Passar para vocês uma esperiencia minha.Curei uma catarata com a terapia do sol.

    ResponderExcluir