sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"SAÚDE - O PERIGO DOS TRIGLICERÍDEOS"


(Prefira legumes e frutas sempre)

A dieta ocidental, rica em doces e guloseimas, que contém grandes proporções de carboidratos simples, poucas fibras, sem falar do grande teor de gorduras saturadas, a pouca ingestão de ácidos graxos essenciais como os ômegas 3 e 6, além do hábito de vida sedentário, cobra um preço alto das pessoas. Muitas vezes esse descuido leva a um infarto, a um AVC, ou pode contribuir para o surgimento do diabetes, ou simplesmente um nível alto de colesterol ruim, o LDL, e também um nível excessivo de triglicérides.

Assim como o colesterol, o triglicerídeo é um tipo de gordura presente na corrente sanguínea. E, exatamente como o nível do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) pode ser perigoso para a saúde, assim também ocorre com o caso dos triglicerídeos.

Essa gordura tem a tendência de se acumular no tecido adiposo, isto é, no tecido do coração, o que pode desencadear sérios riscos à saúde de uma pessoa. Caso não seja controlado, os ricos de um infarto são elevados. Você pode estar se perguntando agora, de que forma o nível dessa gordura aumenta no corpo. Pois bem, a ingestão excessiva de carboidratos, principalmente dos alimentos ricos em carboidratos simples (açúcares, mel, doces em geral) podem acabar se convertendo em triglicerídeos, uma vez que o corpo não consumiu esses carboidratos, pois houve uma ingestão muito superior ao necessário. Ou seja, quando você consome açúcares, seja puro, em forma de mel, ou o presente em praticamente todos os tipos de doces existentes, você está consumindo carboidratos, que são macronutrientes responsáveis por fornecer energia ao seu organismo.

Até aí tudo bem. O perigo começa a existir quando a ingestão desses açúcares torna-se excessiva. A partir desse ponto, o seu corpo, não tendo como utilizar a energia proveniente dos carboidratos consumidos, e nem tendo mais capacidade para armazená-los em forma de glicogênio nos músculos e fígado, começa uma reação, transformando-os em gorduras para que sejam consumidos em outro momento. O problema é que a ingestão desses carboidratos continua aumentando, não dando a chance de o corpo consumi-los o que acaba por aumentar mais e mais o nível de triglicerídeos.

É interessante observar que não só os açúcares dos doces ou do mel quando consumidos excessivamente ajudam a aumentar o nível de triglicerídeos no sangue, mas todo tipo de alimentos que forneçam carboidratos simples, como, por exemplo, o arroz branco e o pão branco. Por este motivo prefira incluir alimentos saudáveis em sua dieta, para prevenir doenças e ter uma vida com mais saúde.

Em muitos casos, pessoas que apresentam problemas com o colesterol ruim muito elevado, também possuem algum problema com os triglicerídeos. Esse aumento nos níveis de gordura prejudicial no sangue ocorre em decorrência ao hábito de vida das pessoas.

Como já dito e explicado no post anterior, um dos fatores contribuintes para o aparecimento de problemas desse tipo, é o fato de manter uma alimentação mal balanceada. Rica demais em carboidratos e gorduras saturadas, superando as proporções recomendadas na pirâmide alimentar, e, normalmente, consumindo poucas gorduras essenciais como os ômegas 3 e 6, além de que a variedade de alimentos é muito pequena. Dispensando muitas vezes as hortaliças, que são muitos nutritivas e importantes.

Outro fator crucial para o desenvolvimento de doenças coronarianas relacionadas ao aumento do colesterol e triglicerídeos refere-se a um hábito de vida sedentário. A prática regular de atividades físicas, preferencialmente as aeróbicas, são muito importantes para a saúde do coração. Mas preste atenção. As atividades físicas devem ser regulares, isto quer dizer que não adianta fazer uma caminhada uma vez na vida, mas sempre. E, de preferência, de três a cinco vezes por semana. Atividades aeróbicas porque, apesar do coração ser um músculo, a musculação não trabalha esse músculo, o que faz ele se fortalecer são atividades que impõe algum esforço respiratório, ou seja, atividades como natação, e uma corrida são excelentes para isso. Mas lembre-se, antes de sair correndo por aí, procure a orientação de um profissional.


FONTE : http://www.alimentacao-saudavel.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário