quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"SAÚDE - DORMIR COM SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO NÃO É UMA BOA IDÉIA !"


O seu cachorrinho ou o seu gato gosta de dormir com você? Tome cuidado, há casos de pessoas que ficam doentes por terem muito contato com os animaizinhos.

As zoonoses, segundo Bruno Chomel, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, ficaram mais comuns a partir do momento que muitas pessoas passaram a substituir filhos por animais, levando a um cuidado excessivo com o bichinho.

Pesquisas feitas na Holanda e no Reino Unido mostraram que cerca de 45% dos animais (gatos ou cachorros) dormem na mesma cama que seus donos.

Segundo Chomel, os animais podem sim fazer parte de um ambiente familiar, mas o lugar deles não é na cama.

Desde 1974 há casos de doenças registradas por pessoas permitirem que animais infestados com pulgas durmam na mesma cama que elas. Apesar do animal não estar infectado a pulga pode passar doenças para nós.

Uma das doenças que pode ser causada por esse hábito é a pasteurellose, uma infecção bacteriana que pode causar pneumonia e até mesmo infecção sanguínea. Esse problema acontece quando o animal lambe uma ferida aberta.

Parasitas como o Ancylostoma e o Toxocara canis também podem ser contraídos dessa forma, sendo que o toxocara é transmitido pelo contato dos ovos (que são colocados no pêlo do animal) com a nossa pele.

Segundo Chomel, as pessoas com maiores riscos de contração dessas doenças são crianças e pessoas que tenham o sistema imunológico fragilizado.

[LiveScience]

Um comentário:

  1. Poxa vida ... Eu durmo com duas cachorrinhas e nem posso me virar muito que a Laura ataca logo os meus pés . E o pior é que a cama é minha.....

    ResponderExcluir