segunda-feira, 16 de maio de 2011

"FÍSICA QUANTICA - ADMIRÁVEL MUNDO NOVO"


A física quântica, conhecida por causa de nomes célebres como Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Niels Bohr e outros tantos gênios que fizeram dela seus objetivos de vida, mostra que não é uma parte da ciência que está longe do nosso cotidiano.

Pesquisadores alemães, em associação com outros cientistas, estão desenvolvendo um conjunto de tecnologias que fazem uso das propriedades quânticas da luz e da matéria para produzirem o que será uma revolução nos modos como armazenamos, processamos e transmitimos as informações.

Cientistas do Max-Planck-Institut für Quantenoptik (Instituto “Max Planck” para Óptica Quântica) têm pesquisado uma série de tecnologias que, quando associadas entre si, irão permitir transmissão de dados endereçados quanticamente, isto é, cada bit de dado irá corresponder a um quantum de luz – o meio usado para transmitir essas informações.

Tal nova unidade básica de informação, onde cada bit computacional será codificado analogicamente em um quantum luminoso, é o qubit.

O objetivo é dominar a física por trás do que está sendo chamado de memória quântica: uma memória capaz de converter qubits luminosos em qubits materiais e armazenar tais qubits de matéria em áreas endereçáveis para que um dispositivo leitor seja capaz de realizar a conversão dessas informações quânticas analógicas em informações digitais para uso em sistemas computacionais.

Também, tal memória terá de ser capaz de, além de receber qubits fotônicos (luminosos), recriar qubits fotônicos a partir dos qubits físicos (materiais) presentes nela, para posterior envio destas informações quanticamente codificadas através de redes quânticas.

As redes quânticas também são um objetivo de médio a longo prazo para os pesquisadores do instituto supracitado, pois pelo desenvolvimento de tais redes, a computação quântica distribuída será possível, tornando muitas tarefas que hoje necessitam de processamento distribuído (cálculos científicos complexos, projetos de engenharia e etc) muito mais rápidos e eficientes, além de precisos, já que as arquiteturas computacionais envolvidas serão capazes de manipular unidades de informação muito menores do que o bit da forma como o conhecemos hoje.

Ademais, tais redes contarão com uma velocidade de envio de dados de ordem luminosa, aumentando em muito a razão de bits/comprimento de onda dos pulsos luminosos dentro das fibras ópticas das dorsais de comunicação (backbones) que conectam os grandes centros que demandam uma grande quantidade de dados.

Se tal marco tecnológico for realmente alcançado, teremos então visto um feito revolucionário, não só para a física – pois o desenvolvimento de tal tecnologia requer o desenvolvimento e o conhecimento de uma física até então inédita para os cientistas – mas também para as telecomunicações, computação, redes de computadores, computação distribuída e para as áreas da vida cotidiana que dependem das facetas tecnológicas citadas antes, como a Internet, a previsão do tempo, os projetos de engenharia em geral e muitos outros em planos técnico-científicos nos quais a precisão, a segurança no armazenamento e manipulação e velocidade de transmissão e processamento de grandes quantidades de informação tem um peso crítico na sua constituição.

Conforme artigo da revista Nature, no sítio: Artigo@Revista Nature

Um comentário:

  1. Meu caro Miguel. Claro que é impressionante a capacidade do homem em penetrar nos segredos da matéria, propiciando todas essas tecnologias. (que podem vir para o bem ou para o mal). Mas o que sinto hj em dia é que se perdeu uma dimensão muito importante da ciência que é a ética... será que estamos buscando o conhecimento apenas pelo conhecimento, desdenhando essa dimensão, ou podemos fazer como os povos orientais que buscavam o conhecimento do mundo afim de se "unir" a ele, unir-se a esse mistério (o Tao, Brahman ou qualquer nome que se dê a ele)de várias formas, tanto individual como coletivamente. Se estas tecnologias forem desprovidas desse sentido não creio que serão úteis à humanidade, uma vez que elas propiciarão apenas um maior controle de homens sobre homens, ao invés de propiciar que todos se unam em um mesmo objetivo.. bom, fica aqui uma reflexão. adoro teu blog, parabéns.

    ResponderExcluir