segunda-feira, 5 de março de 2012

"PESQUISA - NOVA ASPIRINA É 100 MIL VEZES MAIS POTENTE CONTRA O CÃNCER"


Duas novas formas de aspirina combinadas, resultaram em uma substância híbrida que parece mais eficaz do que qualquer um dos seus antepassados no controle do crescimento de várias formas de câncer em testes de laboratório, avança o portal I Saúde.

A novidade, chamada NOSH-aspirina, por liberar óxido nítrico (NO) e sulfeto de hidrogénio (H2S), foi publicada esta semana na revista científica ACS Medicinal Chemistry Letters.

Os responsáveis pelo estudo, Khosrow Kashfi, Ravinder Kodela e Mitali Chattopadhyay, afirmam que NO e H2S são substâncias de sinalização produzidas no organismo que relaxam os vasos sanguíneos, reduzem a inflamação, além de variedade de outros efeitos.

Os cientistas desenvolveram a aspirina que libera NO em um esforço para reduzir os possíveis efeitos de sangramento no trato gastrointestinal. Outra aspirina designer que libera H2S foi desenvolvida e ela também tem propriedades anti-inflamatórias e parece segura para o estômago.

Como NO e H2S são gases com relevância fisiológica, e o grupo de Kashfi havia demonstrado efeitos benéficos tanto das NO- aspirinas quanto das H2S-aspirinas, o objetivo foi criar um novo medicamento que incorporasse os componentes.

Eles encontraram indicações de que o novo híbrido inibe o crescimento de células de cancro da mama, do cólon, do pâncreas, do pulmão, da próstata e de leucemia em testes de laboratório. 

Algumas das Nosh-aspirinas testadas eram mais de 100 mil vezes mais potentes contra o crescimento de células cancerosas do que a aspirina comum.

(www.pop.eu.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário