quinta-feira, 22 de abril de 2010

" SAÚDE - SOL COMBATE A ASMA "


Tomar sol pode ajudar a aliviar os sintomas da asma ?

Banhos de sol nos horários adequados podem ajudar crianças e adultos a combater a asma.

Isso é o que sugere um estudo publicado este mês no Journal of Allergy & Clinical Immunology, que associa baixos níveis de vitamina D - nutriente produzido pelo organismo quando tomamos sol - a sintomas mais fortes da doença respiratória e a um maior uso de medicamentos entre as crianças e adultos asmáticos.

A análise de 99 crianças com asma indicou que 47% tinham níveis insuficientes de vitamina D. E essa deficiência foi associada a uma pior função pulmonar; a maiores níveis de uma proteína indicadora de alergia; à maior propensão a precisar de medicação esteroide, para reduzir inflamação nas vias aéreas; e a mais chances de precisar do uso de drogas beta-agonistas para relaxamento dos músculos pulmonares e redução dos sintomas.

“Nosso trabalho sugere que a vitamina D aumenta a função anti-inflamatória dos corticosteroides”, explicou o pesquisador americano Donald Leung. “Se estudos futuros confirmarem essas descobertas, a vitamina D poderá ajudar pacientes com asma a alcançar melhor controle dos sintomas respiratórios com menos medicação”, concluíram os autores.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário