terça-feira, 15 de junho de 2010

FITOTERAPIA - "DICIONÁRIO FITOTERÁPICO BRASILEIRO"

(De A à Z os principais fitoterápicos brasileiros em um manual de fácil consulta)


Abacateiro (Persea gratíssima) — Diurético, antidiarréico, cálculos renais. Estômago, artritismo, calmante de dores, cálculos biliares, rins e bexiga. Colagogo, carminativo, afecções hepáticas e edemas. O abacate, de "ahuacate" e "aguacate" (vocábulo azteca e maia); de "abacati", fruto do "abacatiyba", em tupi-guarani. Altamente nutritivo, usado em medicina como diurético. Afrodisíaco. Usado no interior contra panaricio e hidroceles. Substituto da carne. Suavemente laxativo. Sua gordura não afeta o fígado. Rico em vitamina A.

Abacaxi, ibacaxy — fruto cheiroso; de "ybá" (fruto) e "caty" (rescendente, cheiroso). Variações: abacaxi-boituba e abacaxi-jubi, espécies de ananás. Cultivado em quase todo o Brasil. Variante do ananás (ananã), de "a-nan-nan", cheira cheira ou semelhante à fruta que cheira muito. O abacaxi é indicado na anemia, no raquitismo, na febre, na prisão de ventre, na asma nervosa, na falta de menstruação, nos males da bexiga, próstata, uretra, cálculos renais e vesiculares. O ananás é uma fruta utilizada em bebidas fermentadas pelos índios e, quando verde, é excelente na cura das chagas e do câncer.

Abiu, abí, abiú (Lucuna Caimito) — talvez de iba-yú, o fruto amarelo, ou de aú-yú, amarelo, amarelo manchado. É empregado nas afecções pulmonares, planta sapotácea, o fruto dela, o mesmo que abieiro e abio. Abiui, tipo de abiu pequeno. Abiuyba, mesmo que abieiro. Nativa do Peru. Para desnutridos e anêmicos. Excelente contra queda de cabelos. Seu látex é útil para herpes e verrugas.

Acaiaiba — de "acayá" (cajá) e "aíba" (ruim). Considerada pelos indígenas como árvore sagrada. Utilizado para medicamento aos olhos.

Açaí, uaçaí, wasaí, yasai, yasaí — em tupi-guarani significa fruta que chora ou deita água, fruta de onde sai líquido; de a-çai, o fruto, o caroço. Econtrado nas matas da Tijuca com o nome Juçara. Valor nutritivo elevado. Vitaminas B1, B2 e C. A raiz é depurativa.

Acerola — originada nas Antilhas, América do Sul e Brasil. Muita vitamina C e rica em ferro, calcio e fósforo.

Alcachofra — Elimina o colesterol, digestivo, ácido úrico. Reumatismo e fígado. Combate ao colesterol e triglícerides e a obesidade. Estimula a produção dos biliares, agindo diretamente no fígado e vesícula biliar. Reduz o triglicérides no sangue. É diurético e promove a desintoxicação do sangue, com eliminação de ácido úrico e excesso de líquidos.

Agutiguepe — araruta, purificante e anticancerosa.

Alcaçuz — Tratamento de inflamações do ventre, das vias urinárias e doenças inflamatórias.

Alcaravia — Estômago, diurético, indicado nos embaraços gástricos e flatulência, cólicas, usado também como condimento. Emoliente, faringite, mau hálito e prisão de ventre.

Alecrim (Romarinus officinalis) — Depurativo, tônico estomacal, estimulante hepático, reumatismo. Estimula a circulação, regula a secreção biliar, usado em banhos contra o reumatismo. Dispepsias, esgotamento físico ou intelectual, gripes e febres, para dores de cabeça, enxaqueca e stress. Tonifica o sistema nervoso, é calmante e ativa a memória. É tônico e anti-depressivo. Modo de usar: chá por infusão, 3 vezes ao dia. Não é indicado para pessoas que tem pressão alta. Usado contra o mal olhado e afasta "olho grande". Tem propriedades anti-sépticas e estimulantes. É usado pela igreja católica sendo queimado junto com o incenso. Destrói o ódio e domina o medo. Associado ao planeta Sol.

Alfafa — Anti-escorbútico, raquitismo, abre o apetite, calmante dos nervos, cistite, reumatismo.

Alfavaca — Dificuldade na digestão, enfermidades dos intestinos, estômago e rins. Protéico, alto valor nutritivo, convalescença e digestivo.

Alfazema — Indicado em casos de tontura, cólicas intestinais, enxaquecas, usado também como defumação. Estimulante, calmante, anti-depressivo, combate a insônia, cólica menstruais, gases e anti-espasmódico. Modo de usar: chá por infusão, 3 vezes ao dia.

Algodão — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Tem um caroço que pode ser usado na produção de biodiesel. Seu óleo de baixa acidez representa uma matéria-prima interessante para esta finalidade. Algodoeiro — Utilizado nos casos de desinteria e catarros.

Alho — O alho antes de tudo, é um amuleto de boa sorte. Possui energia que garante proteção para qualquer ocasião. Seu enorme poder purificador criou a famosa simbologia do alho como arma contra os vampiros. Em certas regiões da Itália, Grécia e Índia, ramalhetes de alho amarrado com uma fita vermelha, são pendurados dentro de casa. Esta prática evita a má sorte entrar.

Alóes do Cabo — Estomacal e recomendado para combater prisão de ventre crônica.

Altéia raiz — Expectorante, utilizado nos casos de faringites e úlceras. Tosses e bronquites.

Ameixa — originada na Ásia. Laxativa, contra prisão de ventre e hemorróidas. Diurético.

Amendoim — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Semente comestível de uma planta que é uma erva, tem 39% de teor de óleo, e de alta qualidade, mas sua cultura é bastante custosa. De origem duvidosa, dizem que é do Brasil... Parece que a palavra amendoim vem do tupi-guarani "mandobi, mandovi", as quais significam "de fruto enterrado"... De grande poder energético. Bom para cabelos e fígado.

Angélica — Anorexia nervosa, tônica, estomáquica, estimulante, carminativo e anemia.

Angélica raiz — Usado nos casos de anemia, convulsões e cólicas.

Andiroba (Carapa guianensis) — Família Botânica: Meliaceae. Tamanho: até 55 m de altura, e diâmetro de 50 a 120 cm. A andiroba é uma árvore de porte médio que tem mútiplos usos, sendo que a madeira e o seu óleo extraído das sementes são os produtos mais importantes gerados pela espécie. O óleo é utilizado como repelente de insetos e no alívio de dores provocadas por batidas, inchaços, reumatismos, no combate aos vermes, e na cicatrização do cordão umbilical. Algumas etnias indígenas misturam este óleo à substâncias pigmentosas, também retiradas da floresta, para as pinturas corporais. No mercado nacional e internacional o produto é muito procurado pela indústria cosmética para a fabricação de cremes, xampus, loções e géis.

Anis — Tem o poder de despertar energias sutis necessárias para a magia, é usual envolvê-lo em pequenos saquinhos que, espalhados pela casa, tornam o ambiente receptivo às influências benéficas.

Anis estrelado — Falicita a digestão e possui aroma agradável. Carminativo, estimulante, estomáquico, mau hálito e ânsia. Tem o poder de despertar energias sutis necessárias para a magia, é usual envolvê-lo em pequenos saquinhos que, espalhados pela casa, tornam o ambiente receptivo às influências benéficas.

Araçá, arassá — de "ara-çá", fruto de época, tempo que passa, passagem do tempo, pois o fruto dá uma vez por ano em época certa, marcando assim o tempo. Goiaba do mato, grande, casca macia como pele e serve para fazer suco. Araça-pitanga — de araçá vermelho.

Araticum — fruta mole, rala. Raízes empregadas contra corrimentos. Urucum ou uruku — nome de planta que fornece tinta vermelha para tingir o corpo, de vermelhão. Urucu-usu, sufixo de aumentativo -ão, grande. Urucurana, de urucum falso...

Arnica — A arnica oferece como qualidade mágica a coragem. Nos traumatismos, golpes e ferimentos, machucaduras, nevralgias, anemia, coqueluche, paralisia e é cicatrizante.

Artemísia — Regulariza a menstruação, usado nos casos de epilepsia, nevralgias, reumatismo, anemia, gastrite e hemorróidas. Não é recomendado para as mulheres em fase de amamentação. Anti-espasmódica, emenagoga e gastrite.

Arruda (Ruta graveolens - da família das rutáceas) — Menstruação difícil. O valor terapêutico desta planta é largamente conhecido. É um bom calmante para as pessoas nervosas e está associada à força mental contra as forças do mal, mau olhado e quebrante. Elimina energias negativas, limpa o ambiente. Está associada ao planeta Marte.

Assa peixe — Indicado em casos de infecção do útero, contusões, golpes, hemorragias, expectorante. Cálculos renais, bronquite e tosse.

Babaçu — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Tipo de palmeira que cresce de forma extensiva e apresenta castanhas nas quais existe um óleo comestível, muito usado na culinária nordestina. Tem sido alvo de intensas pesquisas para a produção de biocombustível.

Babosa — Usado contra queda de cabelos.

Banana (Musa paradisica) — ou pacobá em tupi antigo, de "pac-obá" que significa folha de enrolar. A banana-da-terra é a verdadeira banana brasileira, as demais foram introduzidas... Tem todas as vitaminas, sais minerais e açúcar. Supera o valor nutritivo de quase todas as demais frutas. Indicada nas doenças do reto e na colite. Recomendada também nos males renais e do fígado, nefrite, gota, obesidade, paralisias e outras.

Banchá ou ban-chá — Chá oriental que facilita a digestão, também é estimulante. Estimulante digestivo, rico em sais minerais e dá alívio nas inflamações em geral. Ajuda a emagrecer.

Bardana — Depurativo, infestações acneicas, sudorífica, diurético, artrite e gota.

Barbatimão — Usado nas anemias, inflamações, anti-diarréticos e hemorragias. Banhos de assento, adstringente, cicatrizante, tônico e anti-diarréico.

Batata-de-purga — Purgante e laxativo, elimina impurezas da pele.

Benjoim — Secreção da planta Styrax Tonkinensis, goma resina, largamente utilizado em cultos budistas e hinduistas. As qualidades que despertam são de afeto, devoção idealismo, inspiração, alegria, amor e triunfo. Está relacionado ao planeta Vênus.

Bétula — A bétula, quando colocada dentro de um saquinho de linho e amarrada ao pé da cama, afugenta a melancolia. Deve ser usada seca, utilizando-se galhos e folhas.

Biribá — do tupi-guarani "embirybá" (embira, casca de árvore + ‘ybá, fruto). Também chamada de pinha e fruta-do-conde, ainda de jaca-do-pobre, fruta-da-condessa, fruto-de-beribazeiro. Alcalina, rica em potássio, vitaminas C e E, ácido fosfórico e málico. Indicado nas anemias... Nota: a fruta-do-conde, também conhecida por "anona, pinha", presta homenagem ao seu introdutor, Conde Resende, de a + nona, fruto "continuado"...

Boldo — Normaliza as funções do fígado, elimina ácido úrico, digestivo.

Boldo do Chile — Atua na degradação das gorduras. Estimulante da digestão. Indicado após ingestão excessiva de alimentos ou nos distúrbios digestivos. Diminui os gases e combate o mau hálito. Estimulante das funções hepáticas, combate cólicas do fígado e estômago. Colerético, colagogo, digestivo, elimina uréia, secreção biliar e icterícia.

Bugre ou Chá de bugre — Anti-reumático, anti-diarréico, triglicerides, evita formação de depósitos gordurosos, ativa a circulação e diminui a taxa de colesterol. Emagrecedor, combate o colesterol, baixa a pressão, inchações das pernas e reumatismo.

Buriti (páginas: Brasília, Chapada dos Veadeiros)

Butiá — fruta desta espécie de palmeira que é mais comum no Sul do Brasil... Pequeno fruto, amarelo que nasce num arbusto e serve para suco...

Cabelo-de-milho — Diurético, bexiga e rins, cistite, cálculos, baixa a pressão e desintoxica o sangue.

Café (página da Etiópia)

Cajá-manga — fruto do cajazeiro (Spondias lutea), sumarento e azedo, também conhecido como caja-mirim.

Caju — fruto do cajueiro, possui uma castanha de aproximadamente 2 centímetros envolta em um pedúnculo de cor vermelha ou amarela. Afrodisíaco indicado para diabete, diurético, tosses, cólicas, doenças da pele...

Caju (Anacardium Giganteum) — Família Botânica: Anacardiaceae. Tamanho: de 20 a 40 m de altura, e diâmetro superior a 1 m. Árvore encontrada apenas na região Amazônica que impressiona pelo seu porte. A espécie possui madeira leve, macia ao corte e é utilizada na indústria de celulose para a fabricação de papel e embalagens leves. Seu peseudofruto é exótico e comestível, do qual se extrai a castanha-de-caju (Brazilian Nut), muito famosa na Europa.

 Calêndula — Regulariza a menstruação, anti-inflamatório, cicatrizante, vaso dilatador e tonificador da pele.

Camomila — Antiinflamatória, diurética, calmante, cólicas intestinais. Regulariza todo o aparelho digestivo. Anti-flatulento, anti-espasmódico, cefaléias, gastrites, diarréias e alergias.

Cana-do-brejo — Diurético, depurativo e elimina cálculos renais. Sudorífica, sífilis, pedras na bexiga, rins e arteriosclerose.

Canola — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Os grãos da planta Canola produzidos no Brasil possuem em torno de 24 a 27% de proteína e de 34 a 40% de óleo. O óleo é um dos mais saudáveis, possui elevada quantidade de Ômega-3, vitamina E, gorduras mono-insaturadas e o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.

Carambola — fruta de origem indiana, muito apreciada no Brasil e de cujo suco se pode usar como tira-manchas e limpador de metais...

Cardamomo — Usado nos casos de dispepsias e cólicas.

Cardo-santo — Usado contra resfriados, febres e gripes. Estimulante do apetite, tônico amargo e estomacal, febrífugo.

Carobinha — Doenças da pele, sífilis, feridas, úlceras, dores reumáticas e depurativa do sangue. Diurético, doenças venéreas, cicatrizante, dores e anti-amebiano.

Carqueja — Diurética, estimula a digestão, fígado e instestinos. Tratamento em forma de chás nos casos de má digestão, cálculos biliares, diabetes e anemias. Tônico amargo, estomacal, funções hepáticas, azia, tônico estomacal. Ação diurética e laxante. Poderoso depurativo. Usado na má digestão e nos regimes de emagrecimento.

Carvão vegetal — Muito bom para absorver gases intestinais, combater mau hálito, dores estomacais, aftas.

Casca de laranja — Gastralgias, dispepsias, flatulências.

Cáscara-sagrada — Apresenta poderosa ação laxante, é indicada na prisão de ventre crônica. Não causa dependência, não interfere na atividade espontânea dos intestinos, fato, este, comum aos laxantes sintéticos.

Castanha-da-índia — Má circulação sangüínea, varizes, hemorróidas, doenças uterinas e circulatórias. Tem sua ação aumentando a resistência dos vasos periféricos, atuando na circulação sangüínea de retorno, diminuindo a fragilidade capilar e proporcionando a reabsorção dos edemas. Indicada para problemas de varizes, hemorróidas e prevenção das mesmas.

Castanha-do-pará (Bertholletia exelsa) — A castanha-do-pará, cujas sementes possuem grande aceitação nos mercados do sul-sudeste do Brasil e no exterior, talvez seja, hoje, a espécie arbórea mais importante para subsistência econômica dos chamados "povos da floresta".

Catuaba — Tônico e estimulante do sistema nervoso, indicado contra esgotamento e impotência sexual. Afrodisíaco, energético.

Cavalinha — Possui ação diurética e recompõe os sais minerais perdidos. Remineralizante, hemostático. Planta de valor diurético, que permite a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Diminui colesterol e o ácido úrico.

Cebola — Para os egípcios a cebola era carregada de propriedades mágicas. Seu cheiro aumentava a força vital e suas hastes serviam de proteção contra determinadas doenças.

Centelha-asiática — Cãibras, formigamentos, pernas pesadas e doloridas, celulite e gorduras localizadas. Afecções cutâneas, estimulante, cutâneo, fragilidade capilar. Promove emagrecimento, enrijecimento, formação de fibras colágenas e estimula a circulação, sendo indicada para casos de câimbras, formigamentos e pernas cansadas. É usada no combate à celulite e gordura localizada.

Chá verde — Gordura localizada, arteriosclerose, colesterol, metalobismo, cáries,etc, etc.

Cipó-cravo — Estigmático, contra as dispepsias.

Cipó-suma — Utilizado nas moléstias: Coqueluche, sífilis, reumatismo, asma e dermatoses.

Cipó-cruz — Laxativo, doenças do aparelho urinário, reumatismo, contra tosse, bronquite, asma, sífilis e laringite.

Colágeno — Possui alto teor em proteína animal e aminoácidos promovendo no organismo o enrijecimento dos tecidos, aumento da tonicidade dos músculos, evitando a flacidez.

Confrey — Cicatrizante, anti-inflamatório, regenerador dos tecidos e no tratamento de queimaduras. Bronquites.

Cordão-de-frade — Elimina o ácido úrico, hemorragias e asma. Anemia, fraqueza, balsâmico, expectorante.

Dendê — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Tem somente 20% de teor de óleo, o chamado óleo de palma, mas apresenta produtividade de duas toneladas por hectare – mais do que o dobro da produtividade de oleaginosas mais nobres.

Dente-de-leão — Depurativo do sangue, diurético e digestivo. Insuficiência hepática, colagogo e tônico.

Douradinha — Diurética, inflamações da bexiga e elimina pedras nos rins.

Emburana — Rins e bexiga.

Endro (sementes) — Usado contra cólicas e hiper-acidez estomacal.

Erva-cidreira ou capim-cidrão — Estigmático, carminativo, anti-espasmódico, sedante, digestivo e histerismo. Aromático e anti-reumático.

Erva-doce — Além da ação digestiva, elimina gases e cólicas intestinais. Age no sistema neuro-muscular, contra cólicas e gastralgias, expectorante, estimula a digestão. Afecções bronquicas, estigmático.

Erva-de-bicho — É usado nos casos de hemorróidas e vermes. Circulação.

Erva de São João — Anti-depressivo natural, dores de cabeça.

Espinheira santa — Diurético, contra gastrite, fermentação estomacal, analgésico e cicatrizante de úlceras de estômago. Contra hiper-acidez, ulcerações no estômago e evita a formação de gases. Úlceras gástricas, gastrite, câncer estomacal, ação analgésica. Esta é considerada uma das melhores plantas para o tratamento gastro intestinal. Possui ação anti-séptica, analgésica e cicatrizante, sendo empregada na hiperacidez, azia e ulcerações estomacais.

Espirulina — Trata-se de uma microalga com todos os aminoácidos essenciais que o organismo não sintetiza, tem baixa caloria. Indicada para complemento alimentar para esportistas, vegetarianos, pessoas com desgaste físico.

Eucalipto — Vias respiratórias, gripes, resfriados e inalações.

Fucus vesiculosos — Obesidade, bócio, ativa o metabolismo.

Garra do diabo — Excelente planta para tratamento das manifestações dolorosas das articulações como artrite, bursite, reumatismo e gote.

Gelatina — Produto de origem animal, enrijece os tecidos da pele, evitando a flacidez devido a apresentar em sua composição aminoácidos essenciais que são utilizados pelos fibroblastos para produção de fibras jovens e cabelos quebradiços. Evita o envelhecimento precoce.

Genciana — Estimulante da digestão, indicada na anemia e debilidades gerais.

Gengibre — Estomacal, digestivo, usado também em casos de irritação da garganta. Odontálgico, cólicas, estomáquico.

Ginkgo biloba L. (Ginkgoaceae) — Auxilia no tratamento de flebites, úlceras varicosas, nos processos circulatórios, vertigens, falta de concentração e memória fraca. Vaso dilatador, ísquemia cerebral, labirintite, varizes. 18/06/2007: É indicado no tratamento dos sintomas de tonturas e zumbidos de origem labiríntica. Melhora da memória, da capacidade de concentração e do humor depressivo, surgidos como consequência do envelhecimento cerebral ou de problemas circulatórios. Aumento da distância que se pode caminhar sem dor, em pacientes com doenças arteriais dos membros inferiores.

Ginseng (Pfaffia paniculata) — Aumenta a circulação, fortalece o coração, o aparelho circulatório, a memória e a concentração. Propicia uma nova vitalidade. Fadiga, esgotamento físico e mental, má circulação. Indicada para restaurar as funções vitais do organismo e rejuvenescimento. Usada na senilidade, declínio sexual e na recuperação de enfermidades. Milenariamente conhecido para combater fadiga e o cansaço.

Girassol — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. O girassol é uma planta com 42% de teor de óleo. O potencial nutritivo do girassol é bastante elevado, o que torna os alimentos produzidos a partir dele muito ricos e saudáveis e é usado também como ração animal.

Goiaba — de "goia, guaiá" (de gente semelhante) e "bá" (pleno, cheio), que significa em tupi-guarani sementes juntas...

Goiaba — ou guayab, kooyhab, koiab; significa em tupi "o aglomerado de sementes", ou "a reunião de caroços", ou "caroços grudados", apreciada in natura, em doces de calda, cristalizado e em geléias; tem propriedades adstringentes, recomendada nas diarréias e desinterias e devem ser consumidas em jejum; elevado percentual de vitamina C, muitas vezes mais que os cítricos; contém o ácido fórmico que refresca e afina o sangue; promove o metabolismo das proteinas e previne a fermentação e a acidez dos carboidratos durante a digestão. As folhas são usadas em decoração...

Guaco — Febrífugo, depurativo, tônico amargo e peitoral, asma e tosse.

Guaraná — Tônico, estimulante geral, indicado contra esgotamento, fraqueza sexual, estimula as funções cerebrais. É um tônico geral do organismo, combate a sonolência, fadiga, indisposição, desgaste físico e mental. Usado como um estimulante natural.

Hera — Por ser uma planta que se mantém sempre verde, simboliza a imortalidade, a amizade duradoura, a fidelidade, o ardor sensual e a fragilidade feminina. A hera concede a arte do encantamento somente pela contemplação. Contemple a hera e olhe para si mesmo, faça isso muitas vezes; só um mergulho nas profundezas da alma pode nos revelar o seu segredo.

Hipérico (Hypericum Perforatum) — Stress e depressão.

Hortelã — Espasmos gastro intestinais, vermes.

Ipê-roxo — Utilizado contra as estomatites, úlceras de garganta e anemia. Anti-inflamatório, anti-cancerígeno, eczema.

Jaborandi — Usado nos casos de dor de dente, irritação bronquica e edema pulmonar. Diaforético, bronquite, estimulante capilar.

Jaboticaba — Fruto da jaboticabeira (Myrciaria cauliflora), que nasce junto ao tronco e tem baga suculenta. de comida de jabuti

Jambolão — Diabete, tosse, catarro pulmonar e prisão de ventre. Variação: jamelão, conhecida também como baga-de-freira.

Jasmim — É a flor do amor, da alegria, dos sentidos e da sensibilidade. É possível atrair todos esses atributos sentindo simplesmente seu doce aroma. É uma flor essencial em todo jardim mágico.

Jatobá — Fortificante, tosse, asma, fraquezas pulmonares. Bronquites, debilidades nas vias urinárias, expectorante.

Jenipapo — Fruto do jenipapeiro (Genipa americana), constituindo-se de uma baga fortemente aromática, de uns 6 cm de diâmetro...

Juá — Fruto do juazeiro, do tupi "Yu-á", fruto de espinho.

Jurema-preta — Diurético, tônico, catarro da bexiga, baço, mau hálito, estômago.

Jurubeba ou jurureba — planta espinhosa, fruta tida como medicinal (o fruto é muito amargo). Fígado, diurético, baço, contra catarro de bexiga.

Lágrima de Nossa Senhora ou contas-do-rosário — Diurética, tem bons efeitos nas afecções intestinais, dos rins e da bexiga.

Lecitina de soja — Promove no organismo a emulsificação das gorduras, impedindo que estas se depositem nas artérias dando a arteriosclerose. Ótimo nutriente para as células do cérebro e do sistema nervoso devido a alta concentração de fosfolipídeos em sua composição. Contém fósforo que promove maior fluidez do raciocínio.

Levedo de cerveja — Fígado, na remoção de toxinas no sistema circulatório, fraqueza muscular, cansaço mental, falta de concentração e depressão. Tem o seu valor pela grande quantidade do complexo B que possui. Os distúrbios da pele como: acne, dermatite, seborréia, lesões cutâneas podem ser combatidos com o Levedo de Cerveja. Também indicado para reumatismo, artrite e dores generalizadas sem causas definidas.

Losna — Utilizado nas infecções do aparelho digestivo e nas anemias.

Lótus (Hinduísmo); Raiz de Lotus — Adstringente, anti-inflamatório.

Macaíba, macaúba — fruto da macaúbeira (comestível, coco de catarro), fruto do sertão...

Maça — Refrescante. Na simbologia, sua cor vermelha associa-se à sexualidade e à paixão. E é em geral a representação do fruto proibido, citado na Bíblia, como aquele que deu a Adão e Eva a capacidade de discernir entre o bem e o mal. A maça também assume assim, o simbolismo do pecado e da tentação. É usada em vários rituais mágicos devido ao pentagrama que encontramos em seu interior quando a cortamos verticalmente, ele é formado pelos alvéolos que encerram as sementes.

Maçaranduba (Manilkara huberi) — Família Botânica: Sapotaceae. Tamanho: de 30 a 50 m de altura, e diâmetro superior a 1 a 3m. A madeira da maçaranduba é usada principalmente na indústria da cosntrução naval. Mas a espécie se destaca pela produção do látex – seiva utilizada na fabricação de plástico – e por isso tem uma alta exploração comercial. O látex de maçaranduba foi a primeira matéria prima plástica descoberto e comercialamente explorada na Amazônia.

Macela — Aromática, utilizada nos males digestivos, estomáquico e calmante.

Malva — Diurética, expectorante e usado nas infecções da pele. Usado no tratamento de inflamações externas. Inflamações bucais, garganta e emoliente.

Mamona — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Tem um elevadíssimo teor de óleo, 50%, mas sua cultura não é extensiva. Seu óleo tem várias aplicações diferentes: na fabricação de tintas e protetores ou isolantes, como lubrificantes de motores e engrenagens, entre outras.

Mangaba— Fruto da mangabeira (Hancornia speciosa), comum no Cerrado, é produtora de látex,o leite desta planta desde muito tempo é empregado na tuberculose pulmonar, e, externamente, nas úlceras rebeldes e nas corrupções pustulosas. A casca tem suas virtudes medicinais, muito utilizado o chá contra a pressão alta e para combater as obstruções do fígado e do baço.

Mangustã — Alguns dizem que é o abiu-roxo, mas é conhecida como mangustã ou mangustão. Quando madura, a pequena fruta fica muito roxa. Tem menos visgo que o abiu, é mais redondo e a árvore é mais frondosa.

Maracujá — de "murukuîá" em tupi-guarani, nome da fruta ou fruto; fruto que faz vasilha... Calmante, induz ao sono sem efeito depressivo. Usado como sedativo contra insônia.

Marapuama — Usado nos casos de impotência, paralisias parciais e reumatismos crônicos.

Melissa — Calmante suave dos nervos, utilizada nos casos de ansiedade, desmaios e vertigens. Afecções gástricas nervosas e má circulação. A melissa proporciona sonhos alegres quando colocada debaixo do travesseiro, ou quando enjerida como chá. Com ela se fabrica uma coroa para meditação e inspiração. Deve ser usada seca e guardada numa caixa de madeira embrulhada em seda branca.

Mentruz — Vermes, nervosismo, hemorróidas, varizes, dores e indigestões. Emenagogo, anti-espasmódico, inflamações uterinas.

Mogno (Swietenia macrophylla) — Família Botânica: Meliaceae. Tamanho: de 30 a 45 m de altura, e diâmetro de até 2m. É uma das espécies madeireiras mais cobiçadas da Amazônia pelo alto valor comercial. Produz uma madeira nobre e pesada que no mercado internacional é conhecida como "mahogany". Nos últimos anos tem sido a espécie mais explorada da Floresta Amazônica e por isso está ameaçada de extinção. Entre os anos de 1980 e 1982 foram exportadas 899.105,52 toneladas de mogno. A super-exploração de mogno no território brasileiro constitui-se um grave problema ambiental e social, pois com o declínio do recurso em áreas privadas, as explorações ilegais de mogno vêm crescendo em Parques Nacionais e Reservas Indígenas.

Mulungú — Calmante, insônia, dores, fígado, hepatite, pressão alta, contusões, purgativa, asma, tosse e hemorróidas.

Murici — Fruto do muricizeiro (Byrsanima sericea), também conhecido como muruci. Comum no Cerrado...

Nogueira — Hipoglicemiante, afecções cutâneas, adstringente.

Oiti — Fruto do oitizeiro (Moquilea tomentosa). A palavra em tupi-guarani "oiti" significa "de massa branca". Comestível, de aroma e sabor fortes...

Óleo de alho — Aumenta a resistência orgânica contra gripes e resfriados. Auxiliar no tratamento da bronquite crônica, anti-séptico pulmonar, combate a pressão alta e arteriosclerose.

Passiflora — Calmante, histerias, neuroses e insônia.

Pata de vaca — Anti-diabético.

Pau ferro — Usado em casos de diabetes, gota e reumatismo. Depurativo, anti-diabético, adstringente.

Pequi — Fruto do pequizeiro (Caryocar brasiliensis). Caroço espinhento, de aroma e sabor fortes. Também conhecido como pequiá, palabra indígina que significa "de casca tenra que abre"...

Picão-preto — Afecções cutâneas, febrífugo e depurativo.

Pinhão-manso — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Ainda pouco conhecido é um arbusto de dois ou três metros de altura que apresenta um fruto e algumas sementes. Cada semente contém 27,90 a 37,33% de óleo, e na amêndoa (o fruto) são encontrados de 52,54 a 61,72% de óleo.

Piquiá (Caryocar villosum) — O piquiá, uma árvore emergente da floresta primária, possui imenso potencial econômico devido a polpa comestível, as amêndoas que ricas em óleo e a madeira de ótima qualidade e grande beleza, explorada para exportação.

Pitanga — Fruto da pitangueira (Stenocalyx michelii). Baga suculenta avermelhada, assemelhando-se a uma minúscula abóbora...

Pitomba — Fruto da pitombeira (Talisia esculenta), de formato arredondado, lembra cachos de uva, porém a casca é mais tenra, meio azeda e doce ao mesmo tempo...

Plantago — Suas mucilagens absorvem grande quantidade de água, aumentando o volume fecal, tendo propriedade laxativa. Reduz a possibilidade de diverticulite. Reduz a absorção de glicose.

Quebra-pedra — Relaxante muscular, analgésico, usado para a dissolução de cálculos renais e ácido úrico. Afecções das vias renais, urinárias, colagogo.

Rosa — Seu perfume e sua beleza fazem com que seja sempre apontada como um símbolo positivo, de pureza e de amor. Suas numerosas pétalas a tornam o símbolo das associações complexas. Rosa branca — Adstringente, corretivo e aromatizante. Rosa vermelha — A rosa vermelha fervida junto com folhas de limoeiro, transforma-se numa excelente poção para borrifar o quarto do casal, isto deve transformar o quarto numa autêntica torre de fertilidade amorosa. A rosa, no geral, serve para comunicar-se com as forças superiores.

Ruibarbo — Laxativo suave, estimulante das funções do estômago, intestinos e fígado.

Sabugueiro — Sarampo, expectorante, depurativo, diaforético, diurético e emoliente.

Salsaparrilha — Anti-sifilítica, aplica-se em enfermidades venéreas e dermatoses, gota e reumatismo. Ácido úrico, colesterol, depurativo e diurético.

Sálvia — Cicatrizante, anti-catarral, usada em inalações, gargarejos e bochechos nos sangramentos da gengiva. Debilidades nervosas, atonia digestiva - debilidades e fraquezas.

Sapoti — Fruto do Sapotizeiro, originário das Antilhas, é também conhecido por sapota...

Sene — Laxativo suave de atuação no intestino grosso. Atua como anti-ácido estomacal, purgativo e regimes de emagrecimento.

Sete sangria — Pressão alta, colesterol e faz emagrecer. Depurativo, afecções venéreas, disforético e diurético.

Soja — Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. O grão rico em proteínas, originário de planta da família das leguminosas, tem apenas 18% de teor de óleo. No entanto, a vantagem é que as plantações de soja no Brasil têm grandes extensões e geram excedentes.

Stévia — Adoçante não calórico, diurético e indicado para diabéticos. Adoça 300 vezes mais que a sacarose, adoçante não cariogênico.

Sucupira — Depurativa, contra eczemas, manchas de pele, urticária, feridas, úlceras, hemorragias, reumatismo, doenças do estômago, fraqueza orgânica e nas hidropsias, e contra diabete.

Tayuiá — Depurativa, usada no combate de cálculos renais, gota e reumatismo. Diurético, hidropsias.

Tanchagem — Inflamações da garganta e inflamações em geral. Externamente para feridas e doenças da pele. Afecções bucais, úlceras e hemorróidas.

Tangerina — Fruta popular na China e Japão. Fruta com efeito eliminador, purificador e dissolvente...

Timbó — árvore utilizada pelos índios para envenenar os peixes...

Tomilho (flores) — Diurético, desinfetante intestinal, excitante das funções circulatórias e cerebrais.

Toranja — Originário da Ásia, é rica em vitaminas A, B e C. Análoga aos frutos cítricos; laranja...

Trevo — Para os celtas o trevo de quatro folhas era usado como um catalisador de cura e saúde. Ele estava associado com Airmid, a deusa da medicina. Com a cristianização da Irlanda, o trevo passou a representar a boa sorte.

Tuia — Expectorante, emenagogo, anti-helmíntico.

Tucuman — Fruta do mato, como um açaí em tamanho grande, nasce de palmeira cheia de espinhos, alta e espera-se amadurecer e cair para descascar, comer sua polpa no sanduíche, com farinha e café ou pura, e seu caroço serve para cuinha, óculos, sutiã...

Uva-ursi — Diurética, usada contra infecções na bexiga, rins e combate cálculos renais.

Umbaúba — Bronquite, tosses e diurético.

Umbu ou imbu — Fruto do Imbuzeiro, árvore muito comum no interior do nordeste brasileiro, nas regiões semi-áridas. Fruta de cor amarelo-esverdeada, quando madura (mês de abril), muito saborosa e suculenta, adocicada e azeda, de casca grossa e lisa, com caroco meio áspero. No Ceará e sertão de Pernambuco as pessoas fazem um doce chamado umbuzada, feito com umbus cozidos em leite e açúcar.

Uva — A existência da videira é anterior ao homem como comprovam estudos de arqueologia. Contam que Noé cultivou a videira... Os vinhedos podem durar até 150 anos. A uva deve ser comida inteira com polpa, casca e sementes. Purifica o sangue, fortalece os nervos. Semelhante ao leite materno nos compostos químicos. Uvaia, do tupi "yba-aia", fruta ácida. Trata-se de fruta da região sul do Brasil.

Valeriana — Calmante, combate a enxaqueca e a insônia de origem nervosa. Insônia, sonífero e neuroses.

Verbena — Colocada debaixo do travesseiro, confere sonhos românticos. Confere amor, alegria e talento. Guardada dentro de caixa de jóias, cria uma aura misteriosa em torno delas. Deve estar seca e embrulhada em seda azul.

Violeta — Com suas flores pequeninas e meio ocultas pela folhagem, as violetas tornaram-se símbolos da modéstia, da humildade, da submissão e da simplicidade. A cor violeta representa o equilíbrio, a espiritualidade e a fidelidade.

Zedoária — Digestiva, gases, gripes, colesterol e cálculos renais. Estomáquico, sonífero, neuroses e insônia. Tem ação no tratamento de mal hálito de origem gástrica. Estimulante das funções digestivas, hepáticas e intestinais.


ERVAS INDICADAS PARA OS CASOS DE:

Ácido Úrico: Chapéu de couro, quebra pedra, abacateiro.

Acne: Catuaba, guaraná, Ginseng, Marapuama, nó de cachorro.

Afrodisíaco: Catuaba, guaraná, Ginseng, Marapuama e nó de cachorro.

Aftas: Tanchagem e malva.

Alcoolismo: Espinheira santa e angélica.

Amamentação: Alfavaca, cravo, funcho e quina.

Amenorréia: Arruda e artemísia.

Anemia: Guaraná, ipê roxo, Emburana, Catuaba, angélica, alfafa e Barbatimão.

Analgésicos: Mulungú e pariparoba.

Aperientes: Feno grego, salsa, alfafa e Centaurea menor.

Artrite: Bardana, Salsaparrilha e alfafa.

Asma: Alfazema e agoniada.

Azia: Alecrim, hortelã, Guaco e eucalipto.

Calmantes: Alfazema, Valeriana, camomila, Melissa e malva.

Chagas: Bardana, mil folhas e Sálvia.

Celulite: Centella asiática e Cavalinha.

Cistite: Uva-Ursi e alfafa.

Cicatrizantes: Confrey e aperta-ruão.

Coceiras: Carobinha e Taiuiá.

Colesterol: Alcachofra, chá de bugre e sete sangrias.

Contusões: Arnica, louro, salsa e assapeixe.

Depurativas: Dente de leão, Bardana e sassafráz.

Depressão: Hipérico e levedo de cerveja.

Diuréticas: Carqueja, cabelo de milho e Cavalinha.

Diabete: Pau tenente, Stévia, pata de vaca e pau ferro.

Diarréias: Barbatimão, mil folhas, funcho e algodoeiro.

Emagrecedor: Cascara sagrada, Fucus, espinheira santa e Sene.

Epilepsia: Artemísia e Valeriana.

Estômago: Carqueja, alfavaca, alcaravia, Losna, Boldo, camomila, genciana, ruibarbo, Sálvia e alecrim.

Febres: Alecrim, cardo santo e sabugueiro.

Feridas: Aroeira, Calêndula, alecrim e Valeriana.

Fígado: Alcachofra, baldo, ruibarbo, Sálvia, salsa e carqueja.

Frieiras: Calêndula, chapéu de couro e Tanchagem.

Furúnculos: Arnica e urtiga.

Garganta: Malva, Sálvia, romã e gengibre.

Gengivite: Sálvia e malva.

Gota: Taiuiá, sabugueiro, urtiga e salsaparilha.

Gripe: Alecrim, cravo, canela, Guaco, sabugueiro, Assapeixe e cardo santo.

Hemorróidas: Assapeixe, erva de bicho, Hamamelis e castanha da índia.

Icterícia: Picão.

Insônia: Erva cidreira, maracujá, Mulungú e Valeriana.

Laringite: Alfazema, eucalipto e gengibre.

Menopausa: Tília e Mulungú.

Menstruação difícil: Arruda, artemísia, funcho e Calêndula.

Nevralgias: Alfazema, camomila e arnica.

Osteoporose: A Osteoporose é uma doença que leva à redução da massa óssea, tornando os ossos mais suscetíveis a fraturas. Atinge principalmente as mulheres brancas com idade acima de 45 anos, sendo mais comum após a menopausa. É neste período em que há uma queda na produção dos hormônios, responsáveis pela absorção do cálcio dos ossos. No entanto, homens com idade acima de 60 anos e jovens com desequilíbrio de metabolismo também são sensíveis a ela. Eventualmente, a osteoporose pode surgir em função de outras doenças como: diabete, cirrose, úlcera gástrica ou através do consumo de determinados medicamentos à base de corticóides e diuréticos. Como pode ser reconhecida: Os sintomas mais comuns são dores nos ossos e facilidade de fraturas, mas o diagnóstico médico deverá ser feito através de um exame de densitometria óssea. Como prevenir: Através de uma alimentação saudável e balanceada adotada desde a infância, incluindo alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, ovos, couve, repolho, brócolis, agrião, entre outros). Atividades físicas de forma constante e orientada e exposição da pele ao sol, sempre protegida por um bom filtro solar. Como tratar: Adotar uma dieta rica em cálcio, porém equilibrada. Deve-se ainda reduzir o consumo de álcool e café, que dificultam a absorção do cálcio pelo organismo e também de fumo, que pode levar a mulher a uma menopausa precoce. Além disso, é muito importante fazer exercícios e caminhadas, afim de mobilizar a musculatura e facilitar a reconstituição das células ósseas. Vale lembrar que todo tratamento prescrito deve ser acompanhado por um médico, uma vez que o excesso de cálcio no organismo pode causar outros distúrbios. Se você notar qualquer destes sintomas ou se enquadrar nos fatores de risco, procure um médico.

Pressão alta: Chá de bugre, sete sangrias e pitanga, chá da casca da mangabeira.

Pressão baixa: Alfafa, arnica e erva cidreira.

Prisão de ventre: Alcaçuz, cascara sagrada, Sene e ruibarbo.

Queimaduras: Calêndula e Confrey.

Reumatismo: Alecrim, Taiuiá, pau ferro, salsaparilha, chapéu de couro e sucupira.

Rins: Sabugueiro, Sálvia, salsa, malva e quebra pedra.

Sinusite: Buchinha do norte e eucalipto.

Stress: Hipérico, guaraná e Ginseng.

Terçol (curiosidade): o costume de passar ouro no terçol (aquele pequeno abscesso que nasce no olho, na borda palpebral) é desde o ano 79 depois de Cristo e, ainda hoje, é utilizado com sucesso...

Tosse: Alcaçuz, avenca, malva e Sálvia.

Úlceras: Bardana, mil folhas, Sálvia e espinheira santa.

Varizes ou Flebites: Hamamelis, erva de bicho, castanha da Índia e Ginkgo Biloba.

Vermes: Erva de Santa Maria e erva de Bicho.

Vertigens: Alfavaca, alfazema e Ginkgo Biloba.


(Fonte : http://caldeiraodenovidadesplantasmedicinais.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário