sexta-feira, 18 de junho de 2010

"SAÚDE - 10 RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA SE EVITAR O CANCER"

(As 10 recomendações do INCA para prevenção do câncer)

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) compilou diversas pesquisas científicas para mapear quais alimentos e que tipo de comportamento estão associados ao câncer. Baseado nestes estudos foram agrupadas 10 recomendações para prevenir o câncer.

1. Mantenha o peso ideal. Ser magro evita vários problemas, incluindo o câncer. Mas magreza demais também não é bom. Evite o ganho de peso e o aumento da circunferência abdominal (cintura) ao longo dos anos.

2. Mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária. Tente caminhar no mínimo por 30 minutos todos os dias. Quando seu condicionamento físico for melhorando, procure aumentar a carga de exercícios. É possível incluir mais atividades físicas no dia a dia, subindo escadas e deixando o carro para caminhos curtos.

3. Limite o consumo de alimentos calóricos e evite bebidas açucaradas, tais como refrigerantes, e até mesmo sucos com açúcar.

4. Consuma principalmente alimentos de origem vegetal. Consuma ao menos cinco porções (400 g) de verduras e frutas variadas todos os dias. Prefira cereais pouco processados, ou seja, integrais, como as granolas. Inclua sempre feijão e outras leguminosas em suas refeições.

5. Modere o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas, tais como bacon, salsichas, presuntos, mortadela. Se você consume carne vermelha com frequência, tente cortar 500g de seu consumo semanal, isto equivale a comer pelo menos 04 bifes a menos por semana. Em seu lugar inclua peixes e aves. Fuja de churrascos !

6. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Homens devem beber no máximo dois drinques por dia e mulheres, um por dia. Se você não bebe, não comece agora.

7. Limite o consumo de sal. Preserve os alimentos sem usar sal e corte o consumo de alimentos em conserva e processados com adição de sal.

8. Tente alcançar as necessidades nutricionais apenas com a alimentação. O consumo de suplementos alimentares não é recomendado para a prevenção do câncer.

9. Todas as crianças devem ser amamentadas. O leite materno deve ser o único alimento durante os seis primeiros meses de vida. A partir daí, a amamentação deve continuar, com a alimentação complementar. Amamentação também previne câncer.

10. Pessoas que já tiveram câncer também devem seguir as recomendações de prevenção. Todos os sobreviventes de câncer devem receber assistência nutricional de um profissional treinado.

(Fonte: Site Banco de Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário