quarta-feira, 16 de junho de 2010

"SAÚDE - TOMATE E BRÓCOLIS PARA PROTEGER O CORAÇÃO"


O tomate e o brócolis são dois tipos de alimentos que podem contribuir muito para manter a boa saúde do coração. E não importa se refogados ou crus, servidos como salada. O que vale mesmo, segundo os nutricionistas, é ingerir esses dois alimentos sempre que possível.

Um dos principais nutrientes do tomate é o licopeno, substância responsável por dar cor ao fruto, que oferece inúmeros benefícios ao sistema imunológico das pessoas, atuando inclusive na prevenção de algumas doenças. E um dos principais benefícios causados pelo licopeno é para as pessoas que sofrem com problemas no coração ou com câncer. Além disso, o tomate é rico em vitamina A, que tem ação antioxidante, e em vitamina C, que proporciona maior resistência aos vasos sanguíneos, colaborando para manter a pressão arterial em ordem.

Apesar de fazer bem à saúde, é importante estar sempre atento à escolha do tomate. Os especialistas recomendam que, ao comprar o fruto, os consumidores devem analisar principalmente a cor e o odor. Tomates bons para o consumo são aqueles mais avermelhados e que não possuem partes amolecidas.

Outro alimento que agrega vantagens para o coração é o brócolis. Integrante da família do repolho, o brócolis contém antioxidantes que colaboram com o organismo na redução do colesterol, além de ajudar a melhorar a imunidade do corpo. Essas ações previnem o indivíduo contra alguns tipos de câncer e evitam o aparecimento de doenças cardiovasculares. Uma dica para o consumo é servir o brócolis como acompanhamento e temperá-lo com azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário