domingo, 11 de julho de 2010

"SAÚDE - DOR DE CABEÇA DEVE SER INVESTIGADA"

(“Dor de cabeça” é a expressão popular para o termo técnico “cefaleia”. Existem vários tipos de dor de cabeça. A classificação da Sociedade Internacional de Cefaléia1 reconhece mais de 150 tipos diferentes)


Eu sinto muita dor de cabeça. Isto é grave?

Se você sente dores de cabeça, isso não significa necessariamente que você é portador de uma doença neurológica grave. Oitenta por cento dos adultos vão ter, pelo menos uma vez na vida, um tipo de dor de cabeça conhecida como cefaleia tensional, a mais comum de todos os tipos de cefaleias. Outras razões podem levar a dores de cabeça: estresse, insônia, cansaço, exageros alimentares, etc.

Por outro lado, a dor de cabeça também pode acompanhar doenças graves como infecções do sistema nervoso, tumores, hemorragias intracranianas, isquemias, trombose venosa, dentre outras. No entanto, as dores de cabeça decorrentes de problemas graves são a minoria.

O que são cefaleias primárias e secundárias?

Cefaleia primária: ela pode ser o principal sintoma de uma condição na qual não são identificadas alterações estruturais, metabólicas, tóxicas ou infecciosas como causa. Sua origem reside em alterações bioquímicas cerebrais, podendo ser determinadas geneticamente. Elas costumam se repetir com regularidade. São exemplos de cefaleias primárias a enxaqueca, a cefaleia do tipo tensional, a cefaleia em salvas, dentre outras.

Cefaleia secundária: quando a dor de cabeça é consequência de lesões ou outras alterações, elas são classificadas como cefaleias secundárias. Entre as causas de cefaleias secundárias estão sinusites agudas, infecções do sistema nervoso ou sistêmicas, tumores, problemas cervicais e muitas outras.
Isso não quer dizer que as cefaleias primárias não tragam incômodos para o indivíduo. No entanto, elas não ocasionam sequelas e podem ser prevenidas ou tratadas de maneira adequada com a orientação de médicos clínicos gerais e neurologistas principalmente.

Existem alguns sinais que orientam para a possibilidade de uma cefaleia secundária?

Sim. São eles:

Cefaleia de início recente. Quanto mais recente é o início de uma dor de cabeça, maior a chance de se tratar de uma cefaleia secundária.

Cefaleia pré-existente que apresenta modificação nas suas características habituais. Pode-se estar diante de uma nova forma de cefaleia.

Cefaleia com intensidade progressivamente maior ao longo dos dias ou semanas. Essa é uma característica da cefaleia por hipertensão intracraniana e deve ser investigada. Mas não obrigatoriamente trata-se deste tipo de cefaleia.

A primeira ou a “pior dor de cabeça da vida”.

Associação da dor de cabeça com febre, vômito (exceto se já ocorrem há muito tempo, de forma repetida, junto com as dores de cabeça, sem deixarem consequências, como ocorre na enxaqueca), rigidez do pescoço, visão dupla, estrabismo, paralisia facial, queda da pálpebra, diferença no tamanho das pupilas, crises epilépticas, confusão mental, alterações cognitivas e comportamentais ou qualquer outro sintoma neurológico.

Cefaleia de início após os 50 anos.

A maioria das cefaleias primárias tem início antes dessa idade.
Cefaleia que ocorre durante esforço físico, atividade sexual ou tosse. Existem formas benignas de cefaleias que ocorrem com o esforço, atividade sexual e tosse, mas essa é uma queixa que deve ser investigada.
Se você apresenta algum desses sinais de alerta, é aconselhável que você procure um médico. É possível reduzir a frequência e a intensidade das crises de dor de cabeça e torná-las mais responsivas aos medicamentos, através de um tratamento preventivo.

A maioria dos pacientes obtém melhora significativa em poucos meses com um tratamento preventivo. Com ele, é possível reduzir a frequência do uso de medicações sintomáticas, tornando menos provável a cronificação da dor pelo abuso de medicamentos.

MITOS E VERDADES SOBRE CEFALÉIA E DORES DE CABEÇA

MITO – a dor de cabeça sempre representa um sinal de alerta para grave lesão orgânica na cabeça.
VERDADE – diferentemente das outras dores, a maior parte das dores de cabeça são benignas, NÃO representando sinal de alerta para outras doenças.
NÃO existe relação entre intensidade e eventuais doenças mais sérias.

MITO – qualquer dor de cabeça necessita de exames para seu diagnóstico.
VERDADE - o diagnóstico das causas de dor de cabeça é clínico. Quanto aos exames, eventualmente são necessários, mas o tipo de exame vai depender da hipótese diagnóstica feita. Assim, às vezes um exame altamente sofisticado como a ressonância nuclear magnética pode não definir adequadamente o diagnóstico, o que um exame bem mais simples faria.

MITO – a dor de cabeça é igual para todas as pessoas.
VERDADE – a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável e sua intensidade depende de uma série de fatores (inclusive fatores constitucionais e raciais).

MITO – lavar a cabeça durante o período menstrual pode causar dor de cabeça.
VERDADE – existem dores que tem relação com os ciclos hormonais da mulher e a enxaqueca é uma delas – portanto, não é o lavar a cabeça que causa a dor, mas as alterações hormonais causadas pelo ciclo que facilitam os mecanismos desencadeadores da dor.

MITO – toda dor de cabeça é grave.
VERDADE – a maior parte das dores de cabeça são primárias, ou seja, NÃO apresentam causa estrutural evidente, sendo benignas e controláveis.

MITO – dor de cabeça é muito rara.
VERDADE – dor de cabeça ou cefaleia é um dos principais sintomas que atinge a humanidade.

MITO – existe cura para a enxaqueca.
VERDADE – embora muitas pessoas depois dos 50 anos deixem de apresentar crises de enxaqueca, não se considera que haja uma cura – esta doença envolve aspectos constitucionais que não são passíveis de eliminação. O que ocorre é que se os fatores que a desencadeiam forem controlados, eventualmente as crises deixarão de aparecer.

MITO – nervosismo causa dor de cabeça.
VERDADE – os fenômenos emocionais funcionam como fatores desencadeantes ou agravantes de dores em pessoas já predispostas (cefaleia tensional, enxaqueca e outros tipos de cefaleia).

MITO – para qualquer tipo de dor de cabeça, iniciar o tratamento o mais rápido possível com analgésicos é o ideal.
VERDADE – com o advento do conceito de cefaleia crônica diária, causada pelo uso abusivo de analgésicos, este velho preceito médico vem sofrendo transformações. Nos casos de dores mais leves e que não interferem nas atividades, formas de tratamento não farmacológico (relaxamento, banho rápido, descanso) podem ser úteis. Apenas as crises moderadas a graves recebem tratamento medicamentoso sintomático (uso de analgésicos).

MITO – café é bom para dor de cabeça.
VERDADE – em geral quando uma pessoa toma café para tratar a dor e obtém resultado efetivo – certamente estará apresentando o que se chama de cefaleia por abuso de cafeína, e esta profundamente intoxicada !

MITO – enxaqueca e cefaleia são sinônimos.
VERDADE – cefaleia é toda dor referida na cabeça. Enxaqueca é um tipo PARTICULAR de cefaleia.

Consulte seu médico ou terapeuta de confiança para diagnóstico e tratamentos corretos !

Bibliografia:
- Conhecer e enfretar - dor de cabeça e enxaqueca - Ed. Contexto - Getúlio Daré Rabello
- Manual de tratamento da cefaléia6 - Ed. Revinter - Joel R. Saper, Stephen D. Silberstein, C. David Gordon, Robert L. Hamel

Nenhum comentário:

Postar um comentário