sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"SAÚDE - DEPRESSÃO PODE SER FALTA DO ÁCIDO FÓLICO"


De acordo com dado divulgado no 16º Simpósio Internacional do The Institute for Functional Medicine, na Flórida, em 40% dos casos de depressão a causa é a falta de ácido fólico. “Nutrição e humor têm uma íntima relação”, afirma Daniela Jobst, especialista em nutrição funcional e bioquímica do metabolismo.

“A parede do intestino produz 80% dos neurotransmissores que agem no cérebro.” Além do ácido fólico, selênio, magnésio e cálcio também podem interferir no alto astral sem estragar a dieta. O ácido fólico pode ser encontrado em folhas de tom verde escuro, como o espinafre. O vegetal é rico nessa substância, que confere ânimo porque atua na produção dos neurotransmissores e faz a manutenção dos níveis de serotonina.

Por causa disso, é conhecido como "antidepressivo natural" entre os nutricionistas. A professora Patrícia Brocardo, doutora em neurociências pela Universidade Federal de São Carlos, constatou que o ácido fólico exerce função antidepressiva, atuando em vários sistemas de neurotransmissores.

Segundo Patrícia, “já existem estudos clínicos mostrando a eficácia do ácido fólico aliado a antidepressivos clássicos. Ou seja: consigo reduzir a dose do antidepressivo e, com isso, diminuir seus efeitos colaterais quando associo ácido fólico ao tratamento”.

Feijão, ervilha, brócolis, aspargo, frutas cítricas, grãos e verduras cruas também são fontes fartas de ácido fólico. Para um resultado mais efetivo é indicado associá-lo à vitamina B12 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário