domingo, 7 de novembro de 2010

"SAÚDE - RADIAÇÃO ELÉTROMAGNÉTICA E SEUS DANOS"

(Antenas de telefonia móvel, monstros modernos)


A Radiação Eletromagnética e como afeta o Corpo Humano.

Durante séculos, o corpo humano está acostumado a receber uma certa quantidade de ondas eletromagnéticas que o planeta produz de maneira natural. O desenvolvimento da humanidade tem procurado uma vida mais confortável ao homem com o uso de diversos artefatos elétricos e eletrônicos, os quais facilitam as atividades diárias. Assim, todos os dispositivos produzem Radiação Eletromagnética, ao estarem conectados diretamente à eletricidade. Este avanço tecnológico trouxe consigo um novo perigo à humanidade.

O Que é a Radiação Electromagnética?

A radiação eletromagnética é formada pela combinação de campos elétricos e magnéticos, os quais oscilam em fase perpendicular entra cada um e são perpendiculares à direção da propagação da energia. A diferença deste tipo de onda para outras, como a do som, que precisa de um meio para se propagar, é que a radiação eletromagnética pode se propagar no vácuo.

No século XIX, pensava-se que havia uma substância indetectável chamada éter, que ocupava o vácuo e servia como um meio de propagação de ondas eletromagnéticas. O estudo teórico da radiação eletromagnética é chamado de eletrodinâmica e é um ramo do eletromagnetismo.

Tipos de radiação eletromagnética:

- Ondas de Rádio.
- Microondas.
- A radiação terahertz.
- A radiação infravermelha.
- Luz visível.
- Radiação Ultravioleta.
- Raio X.
- Raios Gama.

A radiação eletrônica tornou-se um novo desastre ambiental de proporções mundiais.

Eletrodomésticos em Casa

Os campos elétricos normalmente são mais intensos em ambientes situados abaixo das linhas de transmissão de alta tensão. Por outro lado, os campos magnéticos são mais intensos se eles se encontram normalmente em pontos muito próximo a motores e outros aparelhos eletrônicos, assim como os equipamentos especializados como scanners de ressonância magnética utilizados para gerar imagens para diagnóstico médico. Intensidades típicas de campo elétrico medidas perto de eletrodomésticos (a uma distância de 30 cm) Fonte: Oficina Federal Alemana de seguridad radiológica (Bundesamt für Strahlenschutz, BfS), 1999.

Muitas pessoas se surpreendem quando repararm na diversidade das intensidades dos campos magnéticos presentes em um ambiente de diversos aparelhos eletrônicos. A intensidade do campo não depende do tamanho, complexidade, potência ou ruído produzido pelo eletrodoméstico. Além disso, as intensidades dos campos magnéticos podem ser muito diferentes, inclusive entre aparelhos aparentemente semelhantes.

Por exemplo, alguns secadores de cabelo geram campos muito intensos, enquanto outros quase não produzem campo magnético algum. Estas diferenças de intensidade do campo magnético estão relacionadas com o desenho do produto.

Doenças Causadas pela Radiação Eletromagnética

Segundo estudos realizados ao redor do mundo sobre os efeitos da Radiação Eletromagnética no corpo humano, as radiações eletromagnéticas podem produzir efeitos biológicos que podem às vezes, mas não sempre, causar efeitos adversos para a saúde. É importante compreender a diferença entre esses dois pontos:

a. Um efeito biológico ocorre quando a exposição às ondas eletromagnéticas causam uma mudança fisiológica detectável em um sistema biológico.

b. Um efeito adverso para a saúde ocorre quando o efeito biológico sai do intervalo normal do corpo para poder ser compensado, e gera algo prejudicial à saúde.

Assim, há uma probabilidade de 50% de: Leucemia infantil, câncer cerebral em adultos, abortos espontâneos, Esclerose Lateral Amiotrófica (doença de Lou Gehring). De 10% a 50% de probabilidade de: Doença de Alzheimer, câncer de mama masculino e feminino, problemas cardíacos, suicídio, leucemia em adultos.

De 2% a 10%: Adicional ao Câncer, pode ocasionar:

- Eletrofisiologia, transtornos do corpo humando, causando dores de cabeça, insônia, taquicardia.
- Danos aos olhos, causando diversas doenças. Em casos graves, até a completa perda da visão.
- Modificação dos sinais hormonais nas glândulas paratireóides, a inibição co crescimento dos materiais ósseos de crianças.
- Impede o desenvolvimento normal do organismo em crianças e adolescentes
- Efeito acumulativo, que é produzido quando vários efeitos novicos das radiações, conduz a mudanças negativas irreversíveis.

Radiação do Telefone Celular e a Saúde

A preocupação com a radiação do telefone celular, sua torres de distribuição e a saúde, tem se intensificado, principalmente após o enorme aumento no uso da telefonia celular em todo o mundo. Os telefones celulares usam radiação eletromagnética na faixa de microondas e alguns pesquisadores acreditam que isso pode ser prejudicial à saúde, quando fazemos uma chamada, seguramos o telefone muito perto da nossa cabeça, parte das ondas de radio emitidas pelo auricular do telefone móvel são absorvidas pelo nosso corpo. Esta preocupação tem levado à grandes pesquisas (epidemiológicas e experimentais, em animais e humanos).

Estudos recentes confirmam que a radiação do celular pode:

- Danificar os nervos do couro cabeludo.
- Causar que as células sanguíneas filtrem hemoglobina.
- Causar perda de memória e confusão mental.
- Causar dores de cabeça e provocar fadiga extrema.
- Criar dores nas articulações, espasmos musculares e tremores.
- Criar sensação de ardência na pele.
- Alterar a atividade elétrica do cérebro durante o sono.
- Induzir zumbidos nos ouvidos, gerar a perda de olfato.
- Precipitar catarata, danos na retina e câncer no olho.
- Abrir a barreira de sangue do cérebro a vírus e toxinas.
- Reduzir o número e a eficiência dos glóbulos brancos do sangue.
- Estimular a asma, produzindo histamina nos mastócitos.
- Causar problemas digestivos e elevar os níveis de mau colesterol.
- Estressar o sistema endócrino, especialmente: pâncreas, tireóide, ovários e testículos.
- Causar dores nas articulações, espasmos musculares e tremores.

Segundo relatório das Nações Unidas, 60% dos cidadãos no mundo tem acesso a um telefone celular, ou seja, aproximadamente 4,6 bilhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário