domingo, 12 de dezembro de 2010

SAÚDE - "CONSUMA UMA MAÇÃ POR DIA"


Todo mundo deveria consumir uma maçã por dia, pelo menos. Essa fruta contém inúmeras propriedades que fazem bem ao organismo, purificam, limpam, previnem doenças, melhoram o trânsito intestinal e também emagrecem.

Comer uma maçã por dia faz baixar o colesterol, previne o diabetes, intestino preso, problemas de pele e gota, retarda o envelhecimento, pois é antioxidante, depura o sangue, limpa o fígado, ajuda a eliminar substâncias tóxicas do corpo, como metais pesados, são ricas em vitaminas e minerais como vitaminas B1, B2, niacina, potássio, ferro e fósforo. Também previnem infecções de garganta e fazem com que o sono seja tranqüilo.

Graças as propriedades antioxidantes dessa fruta, a quercetina e os flavonóides, ela é indicada para a prevenção de colesterol, doenças cardíacas, câncer e também é ótima contra a gripe.

Ela ajuda a emagrecer

A maçã contém pectina, uma fibra que ajuda a segurar a fome e a reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, fazendo com que o corpo estoque menos gordura. Consumir uma maçã 20 minutos antes das refeições ajuda a controlar a fome, fazendo você comer menos e consequentemente a emagrecer. Além disso também regula a acidez estomacal, acelera o trânsito intestinal, evita gases e dificulta a absorção de gorduras.

A maçã desidratada

A maçã possui um ácido chamado oxálico, que pode se juntar com outros minerais formando cálculos renais, por isso o consumo da maçã deve ser reduzido para quem tem esses problemas, porém, na sua versão desidratada esse ácido é perdido, podendo ser consumido por quem padece desse mal.

Também para quem não gosta ou não tem tempo de comer maçãs naturais, pode consumir a maçã desidratada. Uma maçã equivale a mais ou menos 20g de maçã desidratada. As frutas desidratadas contém alguns de seus nutrientes mais concentrados do que as frutas in natura, no caso da maçã são o alto teor de fibras e as propriedades antioxidantes que são maximizados na versão desidratada.

Chá de maçã

Para quem é fã de chás o de maçã é ótimo. É calmante, tônico, desinfetante bucal, diurético, antidiarréico e ajuda no sono. Também é bactericida, antiviral, antiinflamatório, melhora o funcionamento do fígado e dissolve o ácido úrico.

Pode ser feito colocando junto canela, que dá um sabor especial. É preparado com a casca e o miolo da maçã, ou a partir da fruta desidratada.

Suco de maçã

O suco da maçã contém os fitonutrientes encontrados na fruta, de forma concentrada. Eles mantém a boa saúde, são indispensáveis a ela. É um poderoso antioxidante, evitando doenças e o envelhecimento precoce.

Prefira fazer seu próprio suco, batendo as maçãs no liquidificador com água, do que os comprados prontos, que são processados, e perdem grande parte de seus nutrientes no processo de pasteurização.

Vinagre de maçã

Extraído da maçã o vinagre é conhecido como coadjuvante na perda de peso. Ele ajuda a regular o metabolismo, fazendo com que o organismo trabalhe melhor, queime mais gorduras e faça melhor a digestão dos alimentos. Ajuda o fígado a desintoxicar o organismo, e também possui substâncias como os ácidos málico e o tartárico, que matam as bactérias prejudiciais do intestino.

É rico em fibras que absorvem as gorduras e o colesterol e os fazem ser eliminados pelas fezes. Também tem a pectina da maçã, que ajuda a regularizar o intestino e, como dito antes, a emagrecer.

Ele pode ser encontrado nas versões líquidas e em cápsulas, em casas de produtos naturais.

Fibras de maçã

As fibras da maçã ajudam a regularizar o intestino, reduzir o colesterol, desintoxica o organismo, ajuda a digerir melhor as gorduras, melhoram o metabolismo, assim como o vinagre de maçã. Porém são encontradas na versão a granel além de cápsulas.

Na versão a granel, podem ser misturadas junto com a ração humana e consumida diariamente, sendo mais uma fonte de fibras para a mistura.

Existem várias formas de se consumir a maçã, como pôde ser visto neste post, o que eu aconselho é, que, independente da opção escolhida, não deixe de consumi-la. Verá como se sentirá melhor e com a saúde em dia, e claro, também ajudará na sua dieta de emagrecimento.

Porém aconselho o consumo da fruta in natura, que conterá todos os nutrientes presentes na fruta, sem perder nada por causa dos processos para produzir as outras formas de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário