sábado, 18 de dezembro de 2010

"SAÚDE - DON'T WORRY BE HAPPY"


Uma boa refeição satisfaz o corpo e deixa a sensação de bem estar e saciedade. Mas pode ir além disso. Os ingredientes naturais certos agem de formas diversas sobre o corpo, estimulando o organismo de várias maneiras positivas.

A neurociência há tempos pesquisa a importância dos alimentos na formação da membrana neuronal, algo que começa desde a formação do feto, com a alimentação materna.

Os alimentos “felizes” são, na verdade, precursores dos neurotransmissores essenciais: serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina.Eles são os pontos essenciais das funções de humor, sono e sexualidade, ou seja, a partir deles se pode combater a depressão, ter um sono melhor, uma função sexual mais satisfatória. As proteínas e aminoácidos desses alimentos se transformarão em neurotransmissores.

Para cada degustação, um bom estímulo.

Para funções antidepressivas, de serotonina ativa, estão o chocolate, banana, massas, pães, arroz, uva, alface, espinafre, brócolis, mel, e carboidratos em geral.

Para diminuir a ansiedade, relaxar, ajudar no sono e diminuir a irritabilidade, alimentos como banana, laranja, leites e derivados, abacate, cebola, hortelã e vinho tinto (com moderação, claro).

Para a performance sexual, recomenda-se a quinoa (cereal similar à aveia), e o chá de melancia (tida como um “viagra” natural).

São todos ingredientes simples e bem fáceis de serem achados nas lojas. Se a pessoa quiser trabalhar uma necessidade de forma mais específica, tem a opção de focar numa dieta à base de determinado elemento. Tudo passa por uma reeducação alimentar.

Exemplos

* Suco para melhorar o humor e a ansiedade:

Suco de Cenoura e kiwi

Ingredientes:

½ cenoura

1 kiwi

1 copo de água-de-coco

Adoçar com melado

Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador com a água-de-coco.

Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições principais.


* Suco anti-depressão:

Ingredientes

3 beterrabas

1 punhado de espinafre

4 cenouras

1/2 maçã

1 punhado de salsa

Modo de Preparo;

Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher.

Habitos simples e saudáveis transformam nossas vidas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário