A neurociência há tempos pesquisa a importância dos alimentos na formação da membrana neuronal, algo que começa desde a formação do feto, com a alimentação materna.
Os alimentos “felizes” são, na verdade, precursores dos neurotransmissores essenciais: serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina.Eles são os pontos essenciais das funções de humor, sono e sexualidade, ou seja, a partir deles se pode combater a depressão, ter um sono melhor, uma função sexual mais satisfatória. As proteínas e aminoácidos desses alimentos se transformarão em neurotransmissores.
Para cada degustação, um bom estímulo.
Para funções antidepressivas, de serotonina ativa, estão o chocolate, banana, massas, pães, arroz, uva, alface, espinafre, brócolis, mel, e carboidratos em geral.
Para diminuir a ansiedade, relaxar, ajudar no sono e diminuir a irritabilidade, alimentos como banana, laranja, leites e derivados, abacate, cebola, hortelã e vinho tinto (com moderação, claro).
Para a performance sexual, recomenda-se a quinoa (cereal similar à aveia), e o chá de melancia (tida como um “viagra” natural).
São todos ingredientes simples e bem fáceis de serem achados nas lojas. Se a pessoa quiser trabalhar uma necessidade de forma mais específica, tem a opção de focar numa dieta à base de determinado elemento. Tudo passa por uma reeducação alimentar.
Exemplos
* Suco para melhorar o humor e a ansiedade:
Suco de Cenoura e kiwi
Ingredientes:
½ cenoura
1 kiwi
1 copo de água-de-coco
Adoçar com melado
Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador com a água-de-coco.
Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições principais.
* Suco anti-depressão:
Ingredientes
3 beterrabas
1 punhado de espinafre
4 cenouras
1/2 maçã
1 punhado de salsa
Modo de Preparo;
Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher.
Habitos simples e saudáveis transformam nossas vidas !
Nenhum comentário:
Postar um comentário