domingo, 9 de janeiro de 2011

"CIÊNCIA - PENSE JOVEM, SEJA JOVEM"


Uma descoberta científica promete substituir os cremes de rejuvenescimento da sua prateleira. Segundo cientistas da Universidade americana de Harvard, para envelhecer mais lentamente basta manter a mente sempre jovem.

Em experimentos, pessoas que se vestiam, pensavam e comportavam como mais jovens do que sua idade apresentaram uma saúde superior à esperada para sua faixa etária.

O teste realizado pelos pesquisadores funcionou mais ou menos como uma “máquina do tempo”. Por uma semana, homens idosos foram “transportados” de volta para 1959.

A decoração de suas casas, a programação de TV, as músicas: tudo foi ajustado enquanto os voluntários eram estimulados a agir como se estivessem vivendo novamente naquele tempo.

Ao final do experimento, as condições de saúde dos idosos foram comparadas às de pessoas três anos mais jovens. Sua audição e visão melhoraram, as articulações estavam mais flexíveis, os músculos mais fortes e a mente mais rápida. Tudo isso aconteceu sob os olhares de milhares de expectadores, no reality show “The Young Ones” (Os jovens, em português).

Ellen Langer, autora do estudo, escreveu na publicação Journal Perspectives on Psychological Science que muitos aspectos de nosso envelhecimento estão relacionados a percepções negativas que temos sobre nossa idade.

E mudar essas percepções leva a ganhos de saúde.

Um outro estudo, dessa vez com mulheres, atingiu conclusões que parecem reforçar a dos pesquisadores de Harvard. Nele, mulheres cujos cabelos eram cortados e tingidos não só se sentiam mais jovens quanto apresentavam melhor pressão sanguínea.

Ou seja, cuide-se sempre bem, desconecte-se de pensamentos e idéias negativas, procure ambientes e companias positivas e por que não..jovens ! 

Revire seu baú de memórias e coloque pra fora tudo oque te fez feliz e que tenha ficado como uma boa lembrança, abra mão da austeridade mental e entenda que juventude sempre foi um "estado de espírito", e que cada vez mais podemos perceber o quanto isto afeta nossos corpos e mentes !

Nenhum comentário:

Postar um comentário