sexta-feira, 13 de maio de 2011

"PESQUISA - LUZ DO SOL PODE COMBATER PNEUMONIA"


Há muito tempo se sabe que um pouco de sol pode espalhar a felicidade, agora pesquisadores na Nova Zelândia descobriram que ele também pode salvar a vida de pacientes com pneumonia.

Os cientistas médicos descobriram que a vitamina D, que é absorvida através da pele e produzida com a exposição à luz solar, é um fator importante na taxa de sobrevivência de pacientes com pneumonia.

Pesquisadores da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, fizeram uma parceria com médicos do Hospital Waikato, para estudar amostras de sangue de 112 pacientes internados no hospital com pneumonia durante o inverno.

Eles descobriram que as amostras de sangue com carência grave de vitamina D17, eram dos pacientes que tinham maior probabilidade de morrer dentro de um mês, comparadas com pacientes com níveis normais da vitamina D.

Dr. Bob Hancox, do departamento de medicina respiratória do hospital, informou que a taxa de morte entre os pacientes com deficiência da vitamina foi de 29%. Já entre os pacientes com altos níveis da vitamina, a taxa de mortalidade caiu para 4%.

O Médico confirma que “a diferença nas taxas de mortalidade não pode ser obra do acaso”. “A deficiência de vitamina D é uma preocupação em todo o mundo”.

“A luz solar é a principal fonte de vitamina D, por isso tende a ser um problema no inverno, em especial para países com o clima temperado. Em lugares com inverno rigoroso, as pessoas passam muito tempo em ambientes fechados. Mas isso ocorre em todos os países e a deficiência de vitamina D pode ser um grande problema mundial”.

"Há evidências de que precisamos de vitamina D para ajudar a combater infecções, como pneumonia, bem como para melhorar a saúde óssea".

Dr. Ray Cursons, do departamento de Ciências Biológicas na Universidade de Waikato, disse que a idade do paciente, sexo, condições de saúde suplementar, e outros fatores prognósticos não afetaram o resultado da investigação, embora os investigadores ainda não tenham conseguido estabelecer uma conexão entre falta de vitamina D e mortalidade dos pacientes.

A pneumonia é a principal causa de morte em crianças no mundo, matando cerca de 1,6 milhões de crianças menores de cinco anos a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Os resultados da pesquisa estão publicados na revista Respirology, publicado pela Sociedade da Ásia / Pacífico da Respirology, este mês.(Maio 2011)
Fonte: http://news.xinhuanet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário