segunda-feira, 2 de maio de 2011

SAÚDE - "COMA MENOS, VIVA MAIS"


Há cerca de 100 anos, o fato de que animais com maior taxa metabólica viviam menos, já despertava a atenção dos pesquisadores. Esse achado já indicava que o metabolismo celular pudesse acelerar o processo de envelhecimento.

Nos anos 50, a primeira teoria sobre o envelhecimento foi baseada nessa hipótese e explicava que o metabolismo celular, gerado a partir da respiração das células daria origem aos famosos radicais livres e esses seriam os agentes que envelheciam as células.

Logo, quanto maiores as taxas metabólicas, mais acelerado seria o envelhecimento.

Foi partindo do princípio de que o metabolismo celular geraria radicais livres e que esses elementos se acumulariam nas células, levando ao seu envelhecimento, que cientistas levaram adiante um pesquisa para tentar relacionar metabolismo e envelhecimento em humanos.

Esse estudo foi recentemente aprovado para publicação na conceituada revista médica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism e encontrou em humanos, os resultados já revelados em estudos em animais.

Os pesquisadores acompanharam durante cerca de 15 anos a vida de 508 pessoas. Elas tiveram seu metabolismo basal medido nas chamadas câmaras metabólicas e esses dados foram analisados em sua associação com envelhecimento e morte por causas naturais.

Chamamos de gasto calórico basal ou metabolismo basal, a quantidade calórica utilizada pelo corpo para realizar suas funções vitais de manter a vida e não tem nada ver com o aumento metabólico causado pela atividade física. Esse incremento mediado pelos exercícios físicos já se comprovou benéfico à saúde das pessoas.

Durante os cerca de 15 anos que durou a avaliação, 27 pessoas morreram e os pesquisadores encontraram uma relação direta entre as maiores taxas metabólicas e um maior o risco de morte natural.

Eles explicaram esse achado como sendo o resultado de lesões progressivas e envelhecimento, causados por acúmulo de substâncias tóxicas produzidas pelo acelerado processo metabólico.

Esses achados vem confirmar as vantagens de se conseguir reduzir o metabolismo basal e não acelerá-lo como é o sonho de muitas pessoas. Conseguimos isso através da redução do volume alimentar, pois a única forma conhecida e comprovada de viver mais é comer menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário