terça-feira, 7 de junho de 2011

"SAÚDE - OQUE É DESNUTRIÇÃO OCULTA E COMO NOS AFETA"


O ritmo do dia a dia continua o mesmo, mas o organismo está em constante mudança! Este é um fato que acomete 100% da população madura. Silenciosamente o corpo humano deixa de absorver alguns dos nutrientes essenciais para manter a energia necessária e a saúde do organismo.

E quando menos se espera a rotina de tantos anos já não é mais encarada com a mesma disposição.

Especialistas apontam que a partir dos 50 anos inicia-se uma fase importante de atenção e cuidados, pois os sinais do organismo ainda não estão muito claros apesar da queda de algumas funções. Mesmo com as mudanças inevitáveis, é possível se manter ativo e evitar o envelhecimento precoce do organismo.

Para que isso aconteça, é imprescindível que bons hábitos de vida façam parte da rotina nesta fase, entre eles a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada.

No caso da alimentação, a atenção deve ser redobrada. Com o passar dos anos, o individuo desenvolve disfunções típicas da idade adulta, entre elas a desnutrição oculta, que se caracteriza por um consumo de alimentos pobre em calorias, proteínas, micronutrientes e fibras.

Além disso, ao longo de tempo, as pessoas passam a sentir menos fome, perder paladar e mais tarde desenvolvem problemas para engolir alimentos mais viscosos, que também geram problemas nutricionais.

Segundo o médico nutrólogo e Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Dr. Durval Ribas Filho há várias maneiras de avaliar se a pessoa está desnutrida.

O correto é se consultar com um especialista e realizar exames de bioimpedância, calorimetria indireta, antropometria, que é a medida das pregas cutâneas e do tecido adiposo subcutâneo. “A soma dessas análises permite um diagnóstico preciso da saúde do paciente”, explica o nutrólogo.

Um dos principais males muito conhecidos pelo passar dos anos, esta no desenvolvimento da osteopenia e a osteoporose, ligadas a falta de cálcio no organismo.

Segundo o médico, não só a baixa ingestão desse micronutriente pode ser a causa do mal, mas também há quem possua um grau de intolerância à lactose clara, com reações imediatas ao consumo. “Nestes casos, as fezes ficam amolecidas e o intestino funciona em ritmo aumentado.

Nos episódios onde existe a intolerância, há uma tendência natural de se evitar o consumo de leite e derivados, diminuindo ainda mais a ingestão de cálcio o que resulta um quadro cada vez mais perigoso”, explica.

Além disso, a vitamina D, importante para a permanência do cálcio no organismo, tem sido cada vez menos absorvida pela população, segundo estudos recentes. As pesquisas apontam uma considerável diminuição na exposição solar, inclusive na idade adulta. As pessoas se escondem do sol, mesmo nos horários permitidos pelos médicos.

O consumo de substâncias antioxidantes, que diminuem as lesões provocadas pelos radicais livres no organismo humano, como as vitaminas C, E, o betacaroteno (percursor da vitamina A), a Luteína e o Selênio, desempenham papel fundamental na proteção contra as doenças degenerativas mais frequentes nos dias de hoje. Pesquisas mundiais comprovam a prevenção de cataratas, determinados tipos de câncer e cardiopatias.

Para se beneficiar destas vitaminas e minerais, o indicado é consumir todos os dias, no mínimo três porções diárias de frutas e três porções de legumes e verduras. Entre os alimentos ricos em antioxidantes podemos destacar abacate, nozes, castanha do pará, laranja, morango, uva, peixes, verduras e cereais integrais.

Para evitar a desnutrição- Conforme ocorre o envelhecimento, as necessidades de determinados nutrientes aumentam. Por isso, é importante priorizar o consumo de alimentos de alto valor nutricional como verduras, legumes e frutas.

Uma das questões que envolvem a desnutrição na idade adulta são os hábitos alimentares adquiridos, fatores culturais, financeiros, entre outros, que tornam essa a fase mais difícil de adaptação. Mesmo assim, é preciso estar atento às refeições para manter o bom funcionamento orgânico, como prevenção de doenças e melhor saúde.

Para evitar a desnutrição, o médico recomenda uma dieta balanceada e adequada ao estilo de vida e limitações de cada indivíduo. A recomendação é comer diariamente no mínimo três porções de frutas e três porções de legumes e verduras, mas estudos indicam que a maioria da população não consome a quantidade necessária de vitaminas e minerais só com a alimentação. Neste caso, para complementar a alimentação é indicado o consumo de suplemento de vitaminas e minerais ricos em antioxidantes.

“Atualmente há suplementos voltados para o público acima de 50 anos que trazem em sua composição, além de todas as vitaminas e minerais essenciais, uma quantidade maior das vitaminas A e E e dos minerais, manganês, cromo, molibdênio, cobre e selênio, importantes antioxidantes no combate ao envelhecimento precoce. Estes nutrientes também auxiliam a fortalecer as defesas do organismo, contribuindo para favorecer a vitalidade do organismo”, recomenda o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário