segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PESQUISA - "CARNE VERMELHA PODE PROVOCAR DIABETES"

( E V I T E )

WASHINGTON – O consumo de carnes vermelhas, especialmente as carnes processadas, aumenta claramente o risco de diabetes tipo 2, já com elevado índice no mundo. Isso foi indicado por um estudo realizado nos Estados Unidos, cujos resultados foram publicados quarta-feira 10 de Agosto, 2011.

Os autores da pesquisa descobriram que consumir 100 gramas de carne vermelha a cada dia aumenta em 29% o risco de se tornar diabético.

Esse risco sobe para 51% se só comer 50 gramas de carne vermelha processada, ou seja, um cachorro-quente, uma salsicha ou duas fatias de bacon, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard (Massachusetts) e publicado na versão online do American Journal of Clinical Nutrition.

Esses resultados foram ajustados em função da idade dos participantes, seu índice de massa corporal e outros fatores de risco.

Alternativas

Este estudo também mostra que, para substituir a carne vermelha por outras fontes de proteínas mais saudáveis como, por exemplo, tofu, nozes, cereais e leite magro, pode-se reduzir significativamente o risco de diabetes.

Assim, se uma pessoa que consome 100 gramas de carne vermelha todos os dias, substituir por nozes para obter a mesma quantidade de proteína, ela reduz o risco de diabetes em 17%. Esse percentual sobe 23% quando se consome cereais completos.

“Sem dúvida, os resultados deste estudo têm implicações importantes para a saúde pública, dada a crescente incidência de diabetes tipo 2, combinada com o aumento do consumo de carne vermelha no mundo”, julga o Dr. Frank Hu, professor da Faculdade de Saúde Pública de Harvard e principal autor dessa pesquisa.

“A boa notícia é que esses fatores de risco podem ser eliminados através da substituição da carne vermelha por fontes de proteínas mais saudáveis”, acrescenta.

FONTE : www.criasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário