quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"PESQUISA - HIPERTENSÃO PODE SER CAUSADA POR VÍRUS"


PEQUIM – A hipertensão arterial pode ser causada por um vírus muito comum, de acordo com um estudo realizado por médicos chineses. É provável que tenha implicações para centenas de milhões de pacientes em todo o mundo, anunciaram segunda-feira um dos pesquisadores.

A equipe do centro de Cardiologia do Hospital de Chaoyang, em Pequim anunciou, ter feito pela primeira vez, a ligação entre o citomegalovírus (CMV) e a forma mais comum de hipertensão. O vírus CMV é responsável por infecções na maioria dos seres humanos em algum momento de suas vidas sem sintomas e, portanto, muitas vezes passa despercebida.

O vírus é transmitido através dos fluidos corporais. Um dos autores do estudo, Yang Xinchun, explicou que esta descoberta pode levar ao desenvolvimento de uma vacina que impeça o surgimento da hipertensão.

“Se pudermos estabelecer com certeza a relação entre o vírus e a hipertensão arterial, podemos ter as vacinas e medicamentos contra a hipertensão”, disse o Dr. Yang, chefe do centro de Cardiologia. Ele disse, no entanto, que a pesquisa foi apenas uma etapa preliminar e que seria prematuro adiantar uma data para o lançamento de uma vacina.

Um bilhão de pessoas

“Pela primeira vez alguém conseguiu estabelecer essa ligação (…) Então, nós devemos fazer mais testes com amostragens maiores de pacientes”, disse o Dr.Yang.

Esta descoberta pode ter um enorme impacto sobre a doença no mundo, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um bilhão de pessoas sofrem de hipertensão, incluindo mais de 200 milhões de chineses.

A grande maioria sofre de “hipertensão essencial”, cuja causa é desconhecida, mas é frequentemente associada com fatores genéticos e um estilo de vida pouco saudável, e é agravada pela idade. Ela desempenha um papel importante nos ataques cardíacos e derrames cerebrais.

E é esta forma de hipertensão que, de acordo com os autores do estudo, está ligado ao CMV. Os resultados do estudo foram publicados na revista americana Circulation, no qual um dos antigos responsáveis postou comentários no site do Hospital Chaoyang.

ATS

Nenhum comentário:

Postar um comentário