quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ALERTA - "AÇÚCAR PODE SER TÃO TÓXICO COMO ÁLCOOL E CIGARRO"


(Câncer, diabetes, hipertensão; explosão mundial de doenças ligadas ao consumo de açúcar)

LONDRES - Comer muito açúcar é tão tóxico quanto o abuso de álcool, advertiram três cientistas americanos nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, na revista “Nature”. Eles defendem o estabelecimento de restrições equivalentes às aplicadas ao álcool e tabaco, como os impostos por exemplo.

Para reduzir o consumo, eles sugerem taxar bebidas e alimentos com adição de açúcares, especialmente a frutose.
Estas medidas poderiam até restringir a venda de produtos açucarados fora do horário escolar, ou até mesmo proibir a venda de refrigerantes para menores de 17 anos, anunciam Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis.
Doenças não transmissíveis, tais como doença cardíaca, diabetes ou câncer, contribuem para a morte de 35 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, contribuindo mais do que doenças infecciosas, eles apontam e mostram o papel do açúcar na progressão destas patologias.
Os efeitos do consumo excessivo do açúcar podem ser similares aos efeitos do abuso do álcool, eles alertam evocando as alterações do fígado.
O afluxo maciço de açúcares favorece a hipertensãodiabetes e risco cardíaco, bem como a sobrecarga de gordura no fígado.
Estes danos afetam até 40% das pessoas com peso normal e poupam somente 20% dos obesos, eles dizem.
O consumo mundial de açúcar triplicou nos últimos cinquenta anos.
Entre outras sugestões que podem auxiliar a diminuir o consumo de açúcar : controlar o número de fast-food em bairros pobres e incentivar a instalação de lojas e mercados de produtos frescos.

Um comentário:

  1. Correto, desde pequena mesmo sem saber do grande maleficio do açúcar ja nao consumia quase , hoje é raríssimo, pasmo em ver como ele é altamente consumido até pelos bebes, e praticamente nao há informação.

    ResponderExcluir