quinta-feira, 12 de julho de 2012

SAÚDE - "DIETA E MENOPAUSA"



Uma alimentação correta pode ser a principal aliada das mulheres no alívio dos sintomas que surgem com a menopausa.

Mulheres que emagreceram seguindo uma dieta com pouca gordura a muitas frutas e legumes aliviam problemas como ondas de calor e suores noturnos.

Uma nova pesquisa, publicada na edição deste mês do periódico Menopause, revela que a perda de peso provocada por uma dieta com baixo teor de gordura e rica em frutas e vegetais reduz, ou até elimina aquele "calorão"e os suores noturnos, comuns no período.

Segundo os autores, embora outros trabalhos tenham mostrado que o ganho de peso está associado aos sintomas da menopausa, essa é a primeira vez em que o emagrecimento atrelado a uma determinada dieta é relacionado à melhora desses problemas.

Ao todo, participaram do levantamento 17.473 mulheres de 50 a 79 anos que já haviam passado pela menopausa.

Após acompanharem as participantes por cinco anos, os autores descobriram que aquelas que emagreceram ao menos 4,5 quilos no período do estudo apresentaram mais chances de reduzirem ou eliminarem os sintomas da menopausa do que as mulheres que mantiveram o peso.

Segundo Candyce Kroenke, que coordenou o estudo, as mulheres tendem a ganhar mais peso com a idade, e a prevenção desse aumento do peso pode ser usada como estratégia viável para amenizar os suores noturnos e as ondas de calor.

Ela explica que quanto mais o corpo acumula gordura, maior é o isolamento de sua temperatura, e que esses sintomas são uma maneira de o corpo dissipar o calor.

Veja )

Nenhum comentário:

Postar um comentário