domingo, 7 de setembro de 2014

PESQUISA - "À CADA 40 SEGUNDOS UMA PESSOA COMETE SUICÍDIO PELO MUNDO "


Primeiro relatório da OMS sobre prevenção do suicídio pede uma ação coordenada para reduzir o número de suicídios em todo o mundo. Mais de 800.000 pessoas morrem por suicídio todos os anos, em torno de uma pessoa a cada quarenta segundos, de acordo com o primeiro relatório global da OMS para a prevenção do suicídio.
 Cerca de 75% dos suicídios ocorrem em países de baixa e média rendas.
Envenenamento com pesticidas, enforcamento e o uso de armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio global. Evidências da Austrália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Estados Unidos e vários outros países europeus revelam que limitar o acesso a estes meios pode ajudar a evitar este tipo de morte, assim como o compromisso dos governos nacionais para a criação e implementação de um plano de ação coordenado.
 Atualmente, apenas 28 países possuem estratégias nacionais de prevenção do suicídio.
O relatório da OMS é um apelo à ação para resolver este grande  problema mundial como disse a Dra. Margaret Chan, diretora geral da OMS.
Globalmente, as taxas de suicídio são mais altas em pessoas com 70 anos ou mais. Em alguns países, no entanto, as taxas mais elevadas são encontradas entre os jovens. Notavelmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre pessoas com 15 e 29 anos de idade no mundo todo. 
Em geral, mais homens morrem por suicídio do que as mulheres. Nos países mais ricos, três vezes mais homens morrem por suicídio do que as mulheres. Homens com 50 anos ou mais são particularmente vulneráveis. Em países de baixa e média rendas, adultos jovens e mulheres idosas têm maiores taxas de suicídio do que os seus homólogos de países de alta renda. Mulheres com mais de 70 anos de idade são duas vezes mais propensas a morrer por suicídio do que as mulheres com idades entre 15 e 29 anos.
A redução do acesso aos meios de suicídio é uma maneira de reduzir as mortes. Outras medidas eficazes incluem:
  • Relatórios responsáveis sobre o suicídio, divulgados na mídia, tais como aqueles que evitam tanto o uso de linguagem sensacionalista quanto a descrição precisa dos métodos utilizados.
  • Identificação e tratamento precoces dos transtornos mentais e do uso abusivo de medicamentos ou substâncias pela comunidade e particularmente por profissionais de saúde.
  • Acompanhamento por profissionais de saúde por meio de contatos regulares, inclusive por telefone ou por visitas domiciliares, para as pessoas que já tentaram o suicídio, juntamente com a prestação de apoio da comunidade, são essenciais, porque as pessoas que já tentaram o suicídio estão em maior risco de fazê-lo novamente.
Este relatório apresenta uma visão abrangente do suicídio, das tentativas de suicídio e dos esforços bem sucedidos na prevenção deste tipo de morte em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário