quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PESQUISA - "MELATONINA E A ENDOMETRIOSE"


Endometriose é uma doença benigna que afeta mulheres em idade fértil. Tem caráter multifatorial estrogenodependente associado à resposta inflamatória generalizada na cavidade peritoneal e sendo a causa mais comum de dor pélvica crônica. 

Objetivos: O estudo comparou o efeito da melatonina (10 mg/dia) com placebo na dor e níveis séricos do Brainderived neurotrophic factor (BDNF) de pacientes com endometriose.

 Métodos: Foi realizado um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, em paralelo, controlado com placebo. Foram incluídas mulheres com idade entre 24 e 52 anos com diagnóstico de endometriose por laparoscopia selecionadas a partir da agenda diária de consultas do ambulatório de Ginecologia e por chamamento na mídia local, no período de setembro de 2010 a abril de 2012. 

Foram utilizados questionários para avaliar a frequência e a intensidade da dor (na relação sexual, na micção e no trabalho), sintomas depressivos, nível de pensamento catastrófico e o Structured Clinical Interview for DSM-IV (SCID) para diagnósticos psiquiátricos.

Resultados: Na analise por intenção de tratar a média de dor no período menstrual foi de 4,8 cm ± 0,15 no grupo que recebeu melatonina (n=20) e de 6,9 cm ± 0,13 no grupo placebo (n=20) !

Também houve diferença entre as médias de dor ao urinar !

Pacientes que receberam melatonina tiveram redução nos níveis séricos de BDNF. 

Conclusões: O uso da melatonina foi associado à redução da dor mesmo fora do período menstrual em pacientes com endometriose. O tratamento também reduziu os níveis de BDNF, sugerindo mudança em sistemas moduladores de dor. 

Tais achados sugerem que a melatonina é eficaz no tratamento da endometriose.


FONTE : http://www.lume.ufrgs.br


TítuloEficácia da melatonina no tratamento da endometriose
AutorSantos, Claudia Carina Conceição dos 
OrientadorCaumo, Wolnei 
Data2012
NívelMestrado
InstituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
AssuntoEndometriose
Melatonina
[en] Endometriosis
[en] Melatonin
[en] Pineal-immune axis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário