sábado, 1 de maio de 2010

CIÊNCIA - "RIR E CANTAR SÃO REMÉDIOS PARA SEU CORAÇÃO !"

( SING ! )

Há muito tempo, ouvimos que rir é o melhor remédio, mas não é só gargalhar que faz bem a saúde não. Pesquisadores da Universidade de Maryland, em Baltimore estudaram o efeito da música sobre a dilatação das artérias e descobriram que, além de fazer bem para a alma, a música também é excelente para o coração e as artérias.

O estudo científico avaliou o impacto da música sobre o endotélio, parte mais interna da parede das artérias.

 O endotélio mais do que o revestimento das artérias faz parte da regulação do diâmetro dos vasos.

Os especialistas queriam determinar o efeito das emoções positivas sobre as artérias. Uma dezena de participantes saudáveis e não-fumantes, com uma média de idade de 36 anos, puderam selecionar 30 minutos de música que gostavam e os deixavam relaxados.

Para que o resultado fosse o melhor possível todos ficaram duas semanas sem escutar as músicas da seleção. Para comparação, também foram indicadas quais músicas os deixavam ansiosos.

Um teste mediu a dilatação da artéria braquial por meio de ultra-som em repouso após 30 minutos de estímulos — músicas relaxantes, mais agitadas e um videoclipe divertido.

As artérias se dilatavam com as músicas agradáveis e com as risadas do vídeo. Por outro lado, as músicas mais agitadas geravam ansiedade e o estreitamento das paredes das artérias.

(Fonte :
http://cienciaevida.atarde.com.br/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário