quarta-feira, 5 de maio de 2010

"FÍSICA QUANTICA - ADMIRAVEL ÁTOMO NOVO !"


(Órbita Quantica Atomica)

Uma equipe de cientistas japoneses conseguiu representar em 3D a forma e a dinâmica da camada de valência de uma molécula, em forma de uma nuvem de probabilidades de se encontrar elétrons, tal como previsto pela Mecânica Quântica.

Ao contrário do que aparece ilustrado até hoje nos livros de Química, o modelo planetário de Bohr, dos elétrons como bolinhas circulando em torno do núcleo atômico em órbitas bem definidas, está muito longe do conhecimento que temos na Física já há cerca de um século.

Considerando-se que nessa escala pequena de dimensões, não se pode determinar com precisão absoluta a posição do objeto quântico, os elétrons atômicos são melhor representados como uma 'nuvem' cuja maior ou menor rarefação indica a maior ou menor probabilidade de se encontrá-lo ali.

E vale notar, também, que, ao contrário das órbitas simplesmente circulares ou esféricas de Bohr, temos orbitais atômicos, com formas curiosas, mais parecendo esculturas modernistas.

(Fonte : Molecular Frame Image Restoration and Partial Wave Analysis of Photoionization Dynamics of NO by Time-Energy Mapping of Photoelectron Angular Distribution
Ying Tang, Yoshi-Ichi Suzuki, Takuya Horio, Toshinori Suzuki
Physical Review Letters
Vol.: 104, 073002 (2010) )

Nenhum comentário:

Postar um comentário