quinta-feira, 6 de maio de 2010

"FÍSICA QUANTICA - ESPAÇO/TEMPO"

(Corredores cósmicos disponíveis)

Na matemática, evidentemente, os números são infinitos, tanto acima de zero (positivos), como abaixo dele (negativos). Também é fácil perceber que entre o número "1" e o número "2" existem infinitos números, como por exemplo "1.5", ".00000001", "0.00000000001" etc. Assim, partindo-se do número inteiro "1" poderíamos ir nos aproximando do número inteiro "2" sem jamais chegarmos até ele (isso na matemática, é claro). O mesmo se aplica à distância cósmica como o tamanho de nosso Universo (se é que ele tem um fim).

Mas e na física que descreve nosso mundo real em números? Seria possível, por exemplo, irmos aproximando a ponta de uma agulha em direção à pele de uma pessoa, indefinidamente sem jamais alcançá-la? A prática nos diz que não, pois haverá um momento em que "aparentemente" a agulha tocará no corpo desta pessoa, tanto que sentimos a dor característica.

Na verdade, as coisas não se tocam e o que se tocam são os campos energéticos externos dos átomos que compõem as moléculas e estas, as células. Tudo que conhecemos, seja um diamante, um pedaço de titânio ou uma pessoa são compostos de espaços vazios. Mas será que estes "vazios" são realmente vácuos perfeitos? Não, não o são, pois através deles a luz poderá passar ou ondas de rádio poderão cruzar, atravessando-os.

Mas, e se existir uma partícula de "nada", ou seja, uma partícula possivelmente muito menor que os fótons e gluons, mas que seria a base de construção do espaço vazio real, onde, dentro dela, não ocorreriam as leis da física que conhecemos. Ela seria a menor fração indivisível tanto de espaço como de tempo, sendo assim um ente físico único. Se tivéssemos uma parede construída destas partículas com certeza não poderíamos ver do outro lado e nada poderia atravessá-la, como as ondas de luz por exemplo. Dentro delas, o tempo evidentemente não existiria. Ainda, se fosse possível construir uma máquina ou uma nave cobrindo a superfície externa ela seria invisível e poderia atravessar a galáxia em frações de segundos sem o risco de se chocar com um asteróide, planeta ou mesmo estrela, pois estas partículas simplesmente atravessariam.

Se em alguns lugares do universo existirem grandes concentrações destas partículas, possivelmente ali seria um verdadeiro túnel para ir de uma ponta a outra do cosmos em gastarmos energia, pois naquela região especial não há passagem de tempo. Quem sabe se o pensamento ou mesmo a alma (se é que existe), não seja composta também por esta infinitesimal partícula? Muitos fenômenos tidos até agora como paranormais ou atribuídos a espíritos cairiam na área da Física Quântica. Assim, como estas partículas estariam fisicamente fora do Universo que conhecemos, elas seriam eternas e poderiam existir antes do Big Bang ou mesmo até mesmo depois do grande final, para sempre.

(Fonte/Net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário