(Vitaminas : uma ou outra sempre falta)
Nosso corpo precisa de doses diárias de vitaminas de todos os tipos para poder se desenvolver e crescer saudável. Por esse motivo todos nós precisamos de vitaminas para sobreviver, e de todas elas. Sem elas não conseguiríamos exercer as nossas funções normais do dia a dia, como pensar, correr, rir, trabalhar e até dormir!
O que acontece as vezes, é, que por algum motivo, ficamos com carência de algum tipo dessas substâncias, e isso traz um desequilíbrio ao nosso corpo causando muitas vezes doenças, cansaço e stress.
Mas então, como saber se estou com falta de alguma vitamina?
Alguns sintomas de carência de vitaminas
Se você se sentir realmente cansado pode estar deficiente em tiamina, vitamina B12, biotina e PABA, todas são vitaminas do complexo B.
A falta de vitamina A causa cegueira noturna.
Se sente-se triste, pode ser carência de vitaminas B1 e PABA, a depressão pode estar relacionada à deficiencia de vitamina B12. Insônia tem a ver com a falta das vitaminas B3 e B6.
Problemas como dores no corpo, fraqueza, sangramento nas gengivas, anemia e perda de apetite podem estar relacionados com carências das vitaminas C, A, B1, B6, D e ácido fólico.
Outro fato interessante: a falta de vitamina E pode causar falta de vitalidade sexual!
Onde encontrar as vitaminas?
Vitamina A: fígado, manteiga, leite integral, queijo, gemas, legumes amarelos, espinafre, folhas de beterraba, cenouras e nabos.
Vitamina B1 ou tiamina: cereais integrais, aves, fígado, peixe, sementes, nozes, levedura de cerveja, farelo e gérmen de trigo.
Vitamina B3 ou Niacina: salmão, atum, gérmen de trigo, levedo de cerveja, legumes, feijões, ervilhas, figos secos, ameixas secas.
Vitamina B6 ou Piridoxina: salmão, arenque (pequeno peixe gorduroso), fígado de porco, bananas, pêras, arroz integral, feijão, carne e legumes frescos.
Vitamina B12: carnes, aves, leite em pó desnatado, e produtos de soja fermentados.
Ácido Fólico: couve, hortaliças, legumes, rins, fígado, espinafre, salsa, levedura de cerveja, e agrião.
Biotina: ovos, nozes e queijo.
PABA: ovos, levedura de cerveja, melado, germe de trigo e cereais integrais.
Vitamina C: brócolis, pimentão verde, e quase todas as frutas e verduras.
Vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, manteiga e leite fortificados, mariscos e gemas de ovos.
Vitamina E: gérmen de trigo, óleo de gérmen de trigo, grãos inteiros cozidos, sementes, nozes e cereais.
O importante é sempre ingerir as doses diárias recomendadas de vitaminas para que o organismo sempre esteja em perfeito equilíbrio, caso aconteça de haver carência de alguma vitamina a reposição da mesma deve ajudar a melhorar os sintomas e o organismo retornar às suas atividades normais.
Deve haver maior cuidado com carência de vitaminas principalmente para mulheres grávidas, vegetarianos e pessoas idosas.
Estudos tem demonstrado que uma nutrição adequada graças a uma alimentação saudável proporcionam um processo de envelhecimento mais lento e uma melhor qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário