quinta-feira, 6 de maio de 2010

SAÚDE - " MUDANÇAS PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL"

(Mudanças simples, grandes mudanças)

Muitas vezes não temos tempo para dedicar cuidando de nosso corpo. Preocupações com trabalho, faculdade, até com os filhos… A vida moderna não é fácil e nem sempre é possível dedicar algumas horas de seu tempo na academia para cultivar o corpo e saúde que sempre quis. Existem, porém, pequenas mudanças que podem transformar uma rotina até então sedentária e passiva em uma empreitada rumo à boa forma.

1. Adeus elevador
Dê prioridade às escadas: quanto mais alto o andar, melhor. Subir as escadas tonifica os músculos da perna, em especial as panturrilhas e as coxas, além de garantir um ritmo cardíaco mais apto e desenvolvido.

2. Caminhe
Tem que ir até o colégio buscar os filhos, ou tem algum compromisso que não é está tão distante assim? Vá andando! Assim como ir de escada ao invés de andar de elevador, caminhando você tonifica as pernas, fortalece o ritmo cardíaco e ganha mais disposição no seu dia-a-dia.

3. Fique de olho na sua saúde
É importante a realização de check-ups todos os anos, principalmente para quem têm mais de 40: para a mulher, é vital executar a mamografia, considerando o alto índice de câncer de mama e a sua facilidade de tratamento quando o câncer é descoberto logo em seu estágio inicial. O homem precisa policiar-se, conforme a idade, em realizar o exame de próstata que apresenta as mesmas características do anterior: é facilmente tratável quando descoberto no começo. Faz-se igualmente importante a realização de exames constantes de sangue, para que se possa controlar o índice de glicose, de anticorpos e de outros componentes do sangue.

E falta de opções não é desculpa, já que hoje em dia você pode até comprar plano de saúde pela Internet e ainda escolher de acordo com o seu perfil. No site http://www.iplanosdesaude.com.br você pode comparar preços de planos de saúde de praticamente todas as opções (ou ainda conversar com um corretor pelo chat on-line se tiver dúvidas).

4. Aprenda a dizer não
Em certos momentos é muito difícil recusar certos petiscos e doces… Mas é preciso dizer não. Se isso virar um costume, em breve, você nem pestanejará na hora de recusar o docinho fora da dieta. Esse controle ajuda em seu colesterol e pode prevenir doenças como diabetes.

5. Acorde bem
Criar o hábito de, todo dia, ao acordar, alongar-se. Ao levantar-se e tentar tocar os pés com as pontas das mãos, por exemplo, é uma maneira simples de deixar seus ombros preparados para enfrentar o dia, evitando dores musculares e câimbras.

6. Improvise no trânsito
Quando parada no trânsito, contraia os músculos abdominais, mantendo uma posição ereta da coluna. Esse exercício pode ajudar a definir o abdômen, fazendo aquela gordurinha indesejada ir embora.

7. Troque o fast-food pelo slow-food
Por mais que nos dias corridos não se tenha tempo para pensar e a idéia de comer um lanche rápido do fast-food seja tentadora, esse tipo de alimento contém um alto teor de gordura e de calorias que, mais do que um perigo para sua boa forma, podem se tornar um problema para sua saúde. Evite esse tipo de alimentação sempre que puder.

8. Coma menos carne
A orientação do tópico anterior se aplica aqui. Poucas pessoas resistem àquela boa carne vermelha num típico churrasco… Mas diminuir o consumo de carne vermelha (trocando por carne branca ou até mesmo por legumes e verduras) ajuda a diminuir o colesterol alto e pode até evitar problemas de coração.

9. Relaxe
Procure observar seu nível de estresse para que ele não acabe com sua saúde. O estresse pode causar úlceras, insuficiência cardíaca, contribuir para a hipertensão e diversos estudos já ligaram o surgimento do câncer com o estresse. Leve a vida com mais leveza e bom humor: pois isso não só afetará o ambiente em sua volta, mas também beneficiará sua saúde.

10. Se dê um tempo
Mais do que apenas sua saúde física, é necessário que você descanse sua mente. E você tem diversas ferramentas à sua disposição, que vai desde budismo até ouvir um pouco de música. Menos de 15 minutos por dia de meditação é o suficiente para que você se sinta melhor.


(Fone:iPlanos de Saúde, blog especializado em informações sobre Planos de Saúde.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário