domingo, 16 de maio de 2010

SAÚDE - "NICOTINA ALTERA O FORMATO DO CORAÇÃO"

(Mais novidades sobre o prazer de fumar)

Se já não bastassem todas as afirmações científicas e mortes causadas diretamente pelo ato de fumar, agora descobre-se uma novidade crucial para fumantes e quem inala indiretamente nicotina : o fumo do cigarro pode causar transformações no formato do coração, segundo um estudo realizado nos EUA com cobaias e divulgado pela edição on-line da BBC.

Na pesquisa, os cientistas da Universidade de Illinois usaram dois grupos de ratos, colocando um deles num ambiente com fumo de cigarro e o outro num ambiente com ar limpo.

Após cinco semanas, os roedores foram submetidos a ecocardiogramas, e os investigadores descobriram que os que tinham sido expostos ao fumo do cigarro tinham sofrido mudanças significativas no formato do ventrículo esquerdo.

Amostras do tecido cardíaco das cobaias foram analisadas e confirmaram um aumento nos níveis da forma ativada de uma enzima associada ao crescimento e à sobrevivência das células no coração.

De acordo com Mariann Piano, que liderou o estudo, a ativação dessa enzima pode ser essencial no surgimento de cardiopatias associadas ao hábito de fumar.

Na urina dos animais que inalaram o fumo, também foi verificado o aumento da presença de uma hormona, a neuroepinefrina, que é libertada pelo organismo em situações de stress e causa uma série de alterações fisiológicas.

Piano diz acreditar que males do coração provavelmente surgem como resultado da interacção das substâncias presentes no cigarro.«O fumo do cigarro contém mais de quatro mil substâncias químicas diferentes, uma das quais é a nicotina», disse. «Entretanto, o efeito da nicotina no desencadeamento e evolução de eventos cardiovasculares induzidos pelo fumo do cigarro continua a ser um tema polémico».


(O estudo foi divulgado na edição de Novembro/2009 da publicação científica "European Journal of Heart Failure".)

Nenhum comentário:

Postar um comentário