segunda-feira, 5 de julho de 2010

"SAÚDE - DESCUBRA SEU METABOLISMO E EMAGREÇA COM SAÚDE"

(Temos metabolismos distintos !)


Carboidrato, proteína e misto. Descubra qual é o seu tipo de metabolismo e perca até 6 kg em 30 dias.

Não existem seres iguais. Algumas pessoas se dão superbem e emagrecem pra valer com uma dieta restrita de proteínas, por exemplo. Outras a seguem à risca, mas não atingem o mesmo resultado. Sabe por quê? O metabolismo delas é diferente. Após cinco anos de pesquisas nutricionais, o médico nutrólogo Wilson Rondó Jr., de São Paulo, descobriu um estudo realizado nos Estados Unidos que confirmava sua tese de que as pessoas têm três tipos diferentes de metabolismo: carboidrato, proteína e misto. A partir daí, o especialista desenvolveu um teste, publicado no livro Emagreça e Apareça – Descubra Seu Tipo Metabólico (Ed. Gaia), que permite avaliar em qual tipo cada indivíduo se encaixa.

Na prática, respeitar o tipo metabólico é bastante simples. Quem é do tipo carboidrato, por exemplo, precisa de porções mais generosas desse nutriente para seu organismo funcionar bem e queimar mais facilmente o estoque de gorduras. Já quem é do tipo proteína, deve ingerir maior quantidade de carnes do que de arroz, massas e pães. O tipo misto, por sua vez, rege o consumo da mesma quantidade de proteínas e carboidratos, além de usar a gordura na medida certa.

Mas alto lá: restringir o seu cardápio a só um tipo de nutrientes é prejudicial ao organismo”. Rondó defende a refeição com todos os grupos alimentares com doses caprichadas do nutriente que rege o metabolismo de cada um. Agora, mãos à obra. Faça o teste e confira a melhor dieta que vai afinar rapidinho sua silhueta!

Teste: descubra seu tipo metabólico

Responda ao questionário a seguir, marcando verdadeiro (V) ou falso (F) nas questões abaixo. Se as respostas não retratam fielmente como você é, escolha as que mais se aproximam da sua realidade. Se nenhuma das opções se aplica a você, não marque nada. Se tiver dúvida, pense melhor e responda depois.




Cardápio Tipo Carboidrato

Não restrinja seu consumo somente às massas e pães. Você também encontra o carboidrato nas verduras, legumes e frutas.

Cardápio Tipo Proteína

Privilegie a carne magra ao contemplar a ingestão do nutriente que rege seu metabolismo. Aposte ainda nos grãos e castanhas

Cardápio Tipo Misto

Você é uma privilegiada, pois pode consumir carboidratos e proteína de maneira equilibrada. Siga a dieta e dê adeus aos quilos extras

Dicas da nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, de São Paulo, para ajudar ainda mais!

1. Chá-verde: rico em flavonoides, auxilia na redução da gordura corporal se tomado diariamente e em longo prazo.

2. Alho: contém os compostos alílicos que atuam positivamente na digestão.

3. Pimenta vermelha: aumenta a circulação sanguínea e a temperatura corporal.

4. Gengibre: raiz termogênica, atua na redução de peso.

5. Cálcio: a fonte deve ser leite e seus derivados. Estudo realizado durante dois anos na Universidade de Purdue, Indiana/ EUA, acompanhou 54 mulheres e constatou que aquelas que consumiram 1.900 calorias/ dia (alimentação consciente e balanceada) e 1 grama de cálcio/ dia, emagreceram cerca de 7 quilos no final do estudo.

6. Água gelada: o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura da água gelada de 5° C para 37° C em busca deste equilíbrio.

7. Ômega-3: presente em peixes, essa gordura do bem tem um bom potencial anti-inflamatório.

8. Sementes de abóbora, linhaça, gergelim e girassol: contêm cálcio, zinco e proteínas que aumentam a queima calórica.

9. Café: rica em cafeína, ajuda na digestão, obrigando o organismo a queimar calorias muito rapidamente. Sugere-se, no entanto, até duas xícaras por dia.

10. Limão: além de inibir a formação de gordura, afasta a ansiedade, gatilho comum da compulsão alimentar.

5 dicas para acelerar seu metabolismo

• Mexa-se e ganhe músculos: quanto mais massa magra, mais rápido e maior é o gasto calórico.

• Não pule o café da manhã: a primeira refeição para dar início à queima do estoque de gorduras.

• Coma com frequência: o organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias.

• Tome 2 litros de água por dia: ela ajuda o sangue a levar oxigênio para os músculos, auxiliando a queima de calorias.

• Durma bem: um sono reparador de no mínimo oito horas promove o equilíbrio metabólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário