segunda-feira, 5 de julho de 2010

"FÍSICA QUANTICA - MICHIO KAKU E O MULTIVERSO"


Michio Kaku nasceu na Califórnia e vive em Manhattan. É catedrático de Física Teórica e colabora com o acelerador de partículas de Genebra. Casado e com duas filhas na faixa dos 20 anos, é hoje um dos físicos teóricos mais prestigiados e populares do mundo por sua eficácia na divulgação dos últimos saberes da física, desde sua escala cósmica até sua escala quântica.

Kaku aprofunda na teoria das cordas - tudo é vibração -, a mais plausível hoje para englobar todos os fenômenos do Cosmos, e busca a confirmação do Omniverso ou Multiverso (universos paralelos) no acelerador de partículas.

A entrevista que segue foi realizada por Víctor M. Amela para o periódico La Vanguardia.

A ENTREVISTA

Qual é a novidade que sabemos sobre o universo?
O que não é universo: é multiverso.

Que significa isso?
Que não existe só um universo: existe uma grande quantidade de universos, simultâneos, paralelos..!

Onde estão? Eu não os vejo.
Em lugares e tempos muito distantes. Imagine uma sopa de bolhas...

OK, já a tenho...
Uma dessas bolhas é este nosso universo: nós e todas as galáxias estamos em sua superfície em expansão. Porém existem na sopa outras bolhas parecidas nascendo a cada momento, crescendo, fundindo-se umas com as outras, estourando...

Como você sabe disso?
Nossos modelos teóricos assim o indicam, e hoje os físicos se dedicam a rastrear as evidencias desses universos paralelos com o nosso, que nascem a cada instante. Não houve só um big bang: eles acontecem continuamente!

Enquanto falamos está acontecendo um big bang em algum lugar?
Sim. O de nosso universo foi há 13.700 milhões de anos, talvez por fusão ou colisão de outros universos, outras bolhas.

Como e quando acabará a nossa?
Seguirá expandindo-se indefinidamente, até um "grande frio". Talvez, até lá, já tenhamos aprendido a saltar para outro universo!

Existe também algum tipo de consciência nos outros universos?
Não sabemos... Mas é possível, em outro universo paralelo, outro você esteja fazendo outra entrevista como esta a outro eu...

Procurarei que a minha aqui seja a melhor.
Na escala quântica já conseguimos que uma mesma partícula esteja em dois lugares ao mesmo tempo, e também teletransportar um átomo: é como copiá-lo em outro local e que desapareça o original. Será difícil conseguir a mesma coisa com pessoas para viajar no espaço...

E viajar no tempo?
É teoricamente possível..., porém exigiria uma energia descomunal. Creio que a tecnologia nos permitirá obter essa energia no futuro. Assim que se hoje alguém bate à tua porta e te diz: "olá, sou tua ta-ta-ra-ta-ta-raneta"... não bata com a porta na sua cara! Pode ser uma descendente tua que veio do futuro...

Bom truque para explicar
É factível uma visita vinda do futuro: gerando duas linhas temporais, não afetaria à linhagem do visitado que conduz ao visitante.

Por acaso alguém já o visitou, para começar a se interessar por estas coisas?
Já, já... Uma professora no colégio cristão me despertou o interesse, aos oito anos. Meus pais, japoneses, me inundaram de budismo: o universo não começa nem termina. E esta professora nos explicou a Genesis..!

Aonde DEUS cria céus e terra
Isso chocava com o que eu sabia, então levantei o dedo e perguntei: "E onde está a mamãe de quem nasceu Deus?" Se o universo tinha uma origem, eu iria saber qual era!

E que disse a professora?
Que perguntaria ao seu diretor espiritual.

E o que diz destes relatos a ciência?
A ciência hoje descreve cenários já antecipados pela mística: outros planos, outras dimensões... O multiverso combina infinitude e criação contínua. E agora buscamos a equação que englobe todas as forças.

O que dirá esta fórmula?
Tudo é vibração e cada partícula elemental, uma nota: a física estuda harmonias; a química, melodias. O universo é sinfonia!

O que você gostaria de descobrir?
Coopero com o grande acelerador de partículas de Genebra: buscamos a partícula S, que confirmará o que estive lhe explicando.

Espero que não saltemos pelos ares...
Pode dormir tranquilo. Nos chegam agora mesmo do universo raios mais perigosos...

E que utilidade prática tiraremos de todo este saber?
A curto prazo, nenhum. Porém cada nova fórmula científica modifica o mundo...

Que novos avances tecnológicos temos agora à mão?
De imediato os chips serão mais baratos que o papel: os terás integrados em tudo ao teu redor, inclusive em teu corpo!

Me dê um exemplo
Teus óculos ou lentes, conectadas on line, te identificarão ao teu interlocutor - nome, estudos, perfil,...- e se fala outro idioma, terás acesso a legendas automaticamente.

Compro!

Entrarás no teu banheiro e será melhor que a melhor clínica de análises da atualidade: te analisará urina e fezes separadamente, e o espelho analisará tua respiração todo dia, e assim saberás que alguma proteína de tuas células pode gerar um tumor dez anos depois! Não haverá tumores.

Adeus ao câncer, então!

Terás um escâner do tamanho de um móvel, te farás uma prova instantânea que enviarás a uma tela: ela será teu médico!

E se tivesse que me operar?
Disporás de órgãos reservas de todo teu organismo, desenvolvidos a partir de algumas células tuas. Terás pele, ossos, artérias, válvulas coronárias, traquéia, nariz, orelhas, narizes... E também fígado e pâncreas: adeus à cirrose e à diabetes!

Quando disporemos de tudo isto?
Antes de dez anos.

Bravo! E depois, o que mais?
Mudança de civilização: no fim deste século já saberemos usar a energia planetária e não precisaremos de hidrocarbonetos. Logo, aprenderemos a usar a energia estelar. E em seguida, a energia galáctica..

Nenhum comentário:

Postar um comentário