segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"FÍSICA QUANTICA - PROJETO ELI SERÁ LIGADO EM 2015"

("Assim como é em cima, é embaixo" - Hermes Trimegistro)


Como parece ser bem adequado ao tema, é necessário começar do começo; alguns cientistas já estão dispostos a falar sobre extrair matéria do nada, ou do espaço aparentemente vazio.

O princípio da incerteza de Heisenberg, um dos pilares da mecânica quântica, implica que nenhum espaço pode estar verdadeira e inteiramente vazio, mas a ciência já demonstrou que a matéria é resultado das flutuações do vácuo quântico, na verdade, os físicos já conseguiram capturar e armazenar o seu "nada".

As flutuações aleatórias do vácuo quântico geram constantemente uma multiplicidade de partículas virtuais, entre elas elétrons e pósitrons.

Os elétrons são bem conhecidos e os pósitrons são partículas da antimatéria ou antielétrons, já bem conhecidos e úteis na maioria dos laboratórios clínicos e hospitais, nos exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET-SCAN). O que os físicos querem fazer é tornar reais essas partículas virtuais, encontrar o equilíbrio da matéria e antimatéria, pois os elétrons e pósitrons se encontram e se aniquilam com a mesma rapidez com que surgem.

Essa possibilidade foi prevista por Fritz Sauter, em 1931. A dificuldade sempre esteve em encontrar um "campo elétrico forte o suficiente"para transformar as partículas virtuais em partículas reais, de maneira que possam ser detectadas.

Então um projeto de 13 países, encabeçado por Alexandre Fedotov, começara ser viabilizado em 2015, chamado de ELI (Extreme Light Infrastructure), será o laser de maior potência já construído, cerca de seis vezes mais forte que os atuais, suficientes para fazer com que as partículas acelerem até o próximo da velocidade da luz, criando pares aos milhões de elétrons-pósitrons, numa reação em cadeia, gerando luz, juntamente com os demais fótons do laser, fazendo a matéria jorrar do "nada".

Desejamos sucesso ao grandioso projeto, pelo fim da ignorancia que considera o vazio e o vácuo universal inócuo e improdutivo, pelo começo da luz que irá nos guiar daqui para a frente para uma compreensão mais exata e científica de assuntos até então tratados com desdém e preconceitos !

(FONTE : Limitations on the attainable intensity of high power lasers
A.M. Fedotov, N.B. Narozhny, G. Mourou, G. Korn
Physical Review Letters
August 18, 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário