Bem-estar é uma forma consciente de pensar. É fazer a escolha e assumir responsabilidade por uma qualidade de vida, um conceito amplo e que vai além da saúde. Para que isto ocorra, é necessário que as pessoas não foquem só no trabalho.
Ficar atento à vida social, fazer uma atividade física, buscar atividades culturais, entre outras coisas, é fundamental. O maior desafio que se enfrenta para obter qualidade de vida é a mudança dos maus hábitos.
Os hábitos saudáveis devem ser transformados em valor pessoal. O equilíbrio físico, emocional e social tem de se transformar em um objetivo a ser alcançado. Devemos acreditar que esta mudança é possível, desde que se opte por viver melhor e fazer planos nessa direção, afinal, se o essencial é viver muito e viver bem, não há por que postergar os cuidados com os fatores fundamentais para uma melhor qualidade de vida.
Algumas dicas para ajudar a melhorar sua qualidade de vida:
• Tenha certeza do que quer
No começo de cada dia, faça como os budistas e pergunte-se: “Estou fazendo tudo que preciso fazer? Estou sendo a pessoa que quero ser?”
• Mexa-se!
Faça atividade física 30 minutos por dia, durante cinco dias semanais. Troque o elevador pela escada, desça um ponto antes e caminhe até o seu trabalho.
• Alimente-se de forma saudável
Reduza o consumo de alimentos muito energéticos, como biscoitos, doces, bebidas açucaradas e todo tipo de fast-food; acrescente em sua alimentação cinco porções diárias de frutas e hortaliças; coma grãos e cereais, mas cuidado com sua conservação, pois a umidade favorece o crescimento de fungos.
• Busque um sono adequado
Um sono melhor, mais profundo e reparador. É por meio deste descanso diário que garantimos a qualidade de nossa saúde física e mental.
• Viva um dia de cada vez
Vivendo o momento presente, a ansiedade tende a diminuir.
• Planeje-se
Tenha um rumo a seguir para se sentir caminhando.
• Espiritualidade
Desenvolva sua espiritualidade, não importa que crença você tenha, busque o significado e as respostas para a sua existência dentro de si.
• Descarte sentimentos ruins
Ódio, rancor, mau humor e tristezas são todos sentimentos descartáveis. Livre-se deles e os substitua por pensamentos e hábitos que lhe façam bem. Exercícios de relaxamento ou ioga podem ajudá-lo nessa empreitada.
• Preserve o bom humor
Ele nos ajuda a enfrentar as tempestades da vida. Segundo estudo realizado na Harvard Medical School sobre envelhecimento, os otimistas e bem-humorados vivem mais e melhor que os pessimistas.
• Altruísmo
Ajude o próximo e pratique o bem. Seja feliz fazendo os outros felizes.
• Felicidade
Busque ser feliz todos os dias! Isso só depende de você. Faça suas escolhas buscando seu bem-estar com alegria.
(Por Silvia Ligabue, psicoterapeuta e consultora em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho/UOL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário