quinta-feira, 17 de março de 2011

CIÊNCIA - "SONHOS AINDA INTRIGAM ESPECIALISTAS"

(A maioria dos sonhos, cerca de 80% deles, acontece no estágio mais profundo do sono, a fase conhecida como REM . Nesta fase, a atividade cerebral é muito semelhante à atividade de um individuo acordado e coexiste com a maior flacidez muscular. Isso indica que boa parte do cérebro esta envolvida com a gênese dos sonhos)


Entender a importância dos sonhos para o nosso organismo é, até hoje, um dos desafios da Medicina. A despeito das interpretações ligadas à psicologia, muitos especialistas dedicam-se a entender as aventuras que você vive enquanto dorme.

Sim, pode acreditar: mesmo que não se lembre deles, os sonhos invadem seus pensamentos quando os olhos fecham-se. “Somente pessoas com algumas lesões cerebrais,como as ocorridas nos lobos parietais, deixam de sonhar”,afirma o neurologista Luciano Magalhães Melo,do Hospital Paulistano. “E isso não é privilégios dos seres humanos,os sonhos já foram registrados como atividade cerebral de alguns animais,com o auxílio de eletroencefalograma”.

O médico Sigmund Freud,conhecido por suas contribuições no campo da psicanálise, dizia que os sonhos eram manifestações disfarçadas de desejos inconscientes.

Trata-se de uma afirmação que a ciência não nega nem confirma,porque até hoje não se conseguiu provar a existência científica do chamado inconsciente. “Já se postulou que sonhos seriam uma forma de manter a mente ativa durante o sono. Os estímulos irrelevantes seriam incorporados ao sonho,sem interferir nele,enquanto os relevantes poderiam acordar o individuo”, afirma o neurologista.

Mas, segundo ele,essa explicação possui falhas. Um estudo demonstrou que a privação de água por mais de 24 horas nem sempre provoca sonhos com água, embora eles possam ocorrer. De qualquer forma, acredita-se que o papel do sonho possa estar ligado à ativação de redes neurais, favorecendo o aprendizado e estruturando dados armazenados na memória (acrescentando ou eliminando informações).

“Sonhos podem satisfazer fantasias de difícil realização e até criar novas idéias,a partir de mudanças de conceitos que seriam rejeitados durante o período de vigília”,afirma o médico do Hospital Paulistano.

A maioria dos sonhos,cerca de 80% deles,acontece no estágio mais profundo do sono,a fase conhecida como REM (do inglês rapid eye movement, ou seja, fase dos movimentos rápidos dos olhos). Nesta fase, a atividade cerebral é muito semelhante à atividade de um individuo acordado e coexiste com a maior flacidez muscular. Isso indica que boa parte do cérebro esta envolvida com a gênese dos sonhos.

Possivelmente,o gatilho para os sonhos encontra-se em áreas mais profundas do encéfalo,como nas pequenas porções da ponte e mesencéfalo. Tais áreas estão correlacionadas com varias funções,como a realização do ciclo de vigília sono.

Dias calmos,aventuras à noite - Dias muito agitados podem alterar a estrutura do sono e, desta forma, dificultar a capacidade de sonhar. Os sonhos mais bem estruturados e organizados acontecem na fase do sono REM. Logo,se a pessoa não alcança esse nível, poderá ter menos sono REM e, portanto,menos sonhos. “Logo a capacidade de sonhar deve-se mais à ualidade do sono do que a uma situação do dia.

Se você tem um dia agitado,mas consegue pegar no sono,a freqüência dos sonhos não tende a se alterar”, diz o neurologista. Algumas medicações,no entanto,podem encurtar o período de sono REM (que também decai com o envelhecimento,prejudicando a produção dos sonhos. “Mesmo assim, não se foi notado que a redução do sono REM implica em menor capacidade de aprendizado e de memória”, afirma o médico.

Outra questão intrigante diz respeito ao comportamento durante os sonhos.

Algumas vezes, você age como simples observador dos seus atos, enquanto interfere diretamente e toma decisões em outros casos. O neurologista explica que existe uma situação chamada sonho lúcido,caracterizado pelo controle das experiências. “Em geral, este sonho tem fim quando você percebe que as situações pertencem ao universo onírico. “Acredita-se que uma parte do lobo frontal,que deveria estar desativada durante o sonho, deixe de estar. “Isso permite identificar que o sonho é,na verdade, simplesmente sonho”, afirma o médico.

Treine para lembrar - A lembrança dos sonhos é uma habilidade que pode ser treinada. “Os sonhos podem ser facilmente relembrados caso a pessoa seja acordada enquanto sonha”, afirma o especialista do Hospital Paulistano. “As mulheres, aparentemente, recordam mais dos sonhos do que os homens,mas não sabemos o motivo certo disso”.

Redigir o sonho assim que se acorda pode ser um truque para se recordar deles. Isso porque, logo após despertar, os sonhos tendem a se perder da memória.

Já os flashes que surge durante o dia, provavelmente não estão correlacionados com sonho. Eles podem ser apenas lapsos de memória, inspirados por pensamentos ocorridos durante a vigília.

Em suma; muitas suposições e muitas dúvidas tambem sobre o porquê e como eles ocorrem...


Fonte : http://www.jornaldeuberaba.com.br/caderno saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário