terça-feira, 8 de novembro de 2011

"SAÚDE - O TRIPTOFANO E AS DEPRESSÕES"


(Investindo em seu bem estar)

 O Triptofano é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
É um aminoácido aromático essencial para a nutrição humana. Ele é um dos vinte aminoácidos no código genético e vem antes da serotonina. Estudos efetuados indicam também que o triptofano é a substância responsável pela promoção da sensação do bem-estar.

O triptofano absorve luz ultravioleta, possui um anel indólico ligado a um grupo metileno. A cadeia lateral indol incomum do triptofano é também o núcleo do importante neurotransmissor serotonina, que é biossintetizado a partir do triptofano. 
A porção aromática do triptofano serve como um marcador ultravioleta para a detecção deste aminoácido tanto de forma separada, ou incorporado em proteínas e enzimas, através de espectro-fotometria ultravioleta. O triptofano representa cerca de 1% dos aminoácidos das proteínas de nosso organismo: é o mais raro dos aminoácidos na seqüência primária das nossas proteínas. 

Os alimentos ricos em proteínas são boas fontes de triptofano, assim como os ovos, o coco, o peixe e a carne, perú, bananas, tâmaras secas e amendoins.
O triptofano é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B6, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante no processo bioquímicos do sono e do humor.     

É importante ressaltar que, embora o triptofano eleve os níveis de serotonina, o seu consumo na forma de lactíneos, peixe, carne etc, não faz efeito significativo sobre a produção de serotonina no Sistema Nervoso Central. Isso ocorre pois o triptofano não é o único aminoacido presente nesses alimentos, assim, há uma "competição" com outros aminoácidos na absorção.

Desse modo a maior parte do triptofano presente nos alimentos não é utilizada, sendo necessária a utilização de suplementos isolados.
No Sistema Nervoso Central (SNC), é um dos responsáveis pela produção de serotonina.

 Níveis baixos de serotonina estão associados à depressão, o triptofano atua como um antidepressivo pois eleva os níveis de serotonina (5HT) no SNC.   
A sua presença no nosso organismo, contribui para induzir o sono de forma natural, reduzir a sensibilidade à dor, atuar como um antidepressivo natural, aliviar as enxaquecas ou dores de cabeça.

Contribui para a redução da ansiedade e da tensão, ajuda a aliviar vários sintomas dos distúrbios bioquímicos relacionados com a ingestão de álcool e no controle do alcoolismo e outras dependências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário