sexta-feira, 8 de março de 2013

PLANTAS E ABELHAS COMUNICAM-SE ENTRE SI ATRAVÉS DE SINAIS ELÉTRICOS !

(Bom dia dona Flor ! Bom dia dona Abelha!)

A vida real é cada vez mais parecida com a ficção científica, neste caso, uma nova descoberta parece que veio direto das páginas de alguma dessas histórias.

Segundo a nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, abelhas são capazes de ler os padrões elétricos emitidos por flores.

Nós sempre acreditamos que as abelhas eram atraídas para as flores com base nas fragrâncias, padrões visuais e cores. Essas novas descobertas revelam que flores usam padrões elétricos que funcionam como postos de sinais distintos para as abelhas, indicando status da flor, do seu pólen e néctar.

 O professor Daniel Robert, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, disse à National Geographic que a “eco-evolução entre flores e abelhas tem uma longa história e benefícios, por isso, talvez, não tão surpreendentes o que ainda estamos descobrindo hoje, como essa sofisticada comunicação”

Os investigadores ainda não determinam exatamente como estes insetos são capazes de detectar os padrões elétricos de flores, mas a descoberta, mesmo depois de tantos anos de estudo, indica que ainda há muito a se aprender sobre nossos pequenos amigos.

(Via: NatGeo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário