quinta-feira, 6 de maio de 2010

SAÚDE - " REDUZINDO A REINCIDÊNCIA DO CÂNCER DE MAMA"

(Evite leite, carne vermelha e manteiga)

Pacientes de câncer de mama que seguem dietas de baixa gordura podem reduzir a chance de volta de seus tumores, informaram cientistas após estudo divulgado em maio/2010.

Foi a primeira vez, disseram os pesquisadores, que um estudo grande e rigoroso mostrou que uma dieta pode ter um impacto em um câncer.

As mulheres no estudo que foram instruídas a seguirem uma dieta de baixa gordura apresentaram uma redução de mais de 20% na taxa de recorrência ao longo de cinco anos, os pesquisadores encontraram. Das 975 mulheres que se submeteram a uma dieta de baixa gordura, 96, ou 9,8%, apresentaram recorrência. Mas 181 das 1.462 mulheres, ou 12,4%, que mantiveram suas dietas normais apresentaram retorno de seu câncer.

O principal investigador do estudo, o dr. Rowan T. Chlebowski, explicou que as mulheres avaliadas já contavam com o tratamento médico padrão --tumorectomia ou mastectomia, seguida por radiação e então terapia hormonal ou quimioterapia quando apropriado.

Apesar de os tratamentos variarem, os dois grupos eram equivalentes porque as mulheres foram distribuídas aleatoriamente para seguir a dieta de baixa gordura. O benefício adicional da dieta, disse Chlebowski, foi equivalente a acrescentar um novo medicamento ao regime.

"Este é o primeiro teste clínico aleatório a mostrar que uma dieta pode ter um impacto sobre o resultado de um câncer de mama, ou qualquer resultado de câncer", disse Chlebowski.

"Esta é uma notícia potencialmente muito boa", disse o dr. David Hunter, um professor de prevenção de câncer da Escola de Saúde Pública de Harvard. "Qualquer coisa que possa ser feita para reduzir a recorrência de câncer de mama será enormemente valiosa."

Não está claro, porém, o que fez a diferença. Pode ser a pequena quantidade de gordura ingerida pelas mulheres ou pode ser a perda de peso. Outros estudos revelaram que o câncer de mama tem menos probabilidade de recorrer em mulheres que perderam peso após o tratamento inicial. Ou o efeito pode ser devido a outra mudança na dieta que ocorreu quando as mulheres procuraram alimentos para substituir a gordura.

Vale lembrar que a gordura prejudicial em questão é a gordura saturada, proveniente dos produtos animais (manteiga, leite, carnes) e as gorduras trans proveniente dos alimentos industrializados com gordura vegetal hidrogenada (algumas margarinas, biscoitos, bolos, sorvetes).

A gordura mono e poliinsaturada proveniente de peixes de água fria, azeite de oliva, abacate e castanhas em geral, já provou ser benéfica não só na prevenção do câncer de mama, bem como na prevenção de outros tipos de câncer e doenças cardiovasculares, devendo ser consumida conforme necessidade individual.

(Fonte :Fernanda Scheer
Nutricionista
CRN 24045)

Nenhum comentário:

Postar um comentário