domingo, 8 de agosto de 2010

"PESQUISA - INTERNET EM EXCESSO CAUSA DEPRESSÃO ENTRE JOVENS"


Além dos vários perigos que a internet já oferece aos usuários, cientistas descobriram mais um: o uso excessivo da internet pode causar depressão em adolescentes. Os resultados da pesquisa feita na China mostram que jovens que navegam excessivamente na internet têm 2,5 vezes a mais de chances de se tornar depressivos em comparação aos que utilizam a rede, mas com moderação.

Apesar da descoberta, os cientistas apontam que a ligação entre o uso intensivo da internet e a depressão pode não ser tão simples e direta assim. O uso desregulado da rede mundial de computadores pode desenvolver comportamentos patológicos, o que, por sua vez, periga virar depressão.

Ao contrário de outros estudos sobre o assunto, a pesquisa em questão não se voltou a apenas um momento da vida dos jovens, mas considerou um espaço de tempo considerável: nove meses. Os cientistas examinaram 1.041 estudantes do ensino médio na China entre 13 e 18 anos.

As questões utilizadas para avaliar a dependência da internet incluíram:

Quantas vezes você se sente deprimido, mal-humorado ou nervoso quando você está off-line e esse sentimento passa quando você se conecta à internet?
Quantas vezes suas notas ou tarefas da escola foram prejudicadas por causa da quantidade de tempo gasto on-line?
Quantas vezes você optou ficar mais tempo on-line do que sair com seus amigos?
Os alunos também responderam a questões de saúde mental.

A maioria dos estudantes, cerca de 94%, apresentou uma utilização normal da internet. Cerca de 6%, 62 alunos, foam considerados usuários moderadamente patológicos, enquanto 0,2% dos pesquisados, dois alunos, apresentaram uso severamente patológico.

Nove meses depois, os mesmos alunos responderam novemente às perguntas sobre sua saúde mental.

Houve uma associação entre o uso patológico da internet na primeira pesquisa e depressão na segunda, mesmo após os pesquisadores levaram em conta outros fatores que podem influenciar a ligação, incluindo idade, sexo, atividade física e insatisfação com sua vida familiar.

[LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário