As zoonoses, segundo Bruno Chomel, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, ficaram mais comuns a partir do momento que muitas pessoas passaram a substituir filhos por animais, levando a um cuidado excessivo com o bichinho.
Pesquisas feitas na Holanda e no Reino Unido mostraram que cerca de 45% dos animais (gatos ou cachorros) dormem na mesma cama que seus donos.
Segundo Chomel, os animais podem sim fazer parte de um ambiente familiar, mas o lugar deles não é na cama.
Desde 1974 há casos de doenças registradas por pessoas permitirem que animais infestados com pulgas durmam na mesma cama que elas. Apesar do animal não estar infectado a pulga pode passar doenças para nós.
Uma das doenças que pode ser causada por esse hábito é a pasteurellose, uma infecção bacteriana que pode causar pneumonia e até mesmo infecção sanguínea. Esse problema acontece quando o animal lambe uma ferida aberta.
Parasitas como o Ancylostoma e o Toxocara canis também podem ser contraídos dessa forma, sendo que o toxocara é transmitido pelo contato dos ovos (que são colocados no pêlo do animal) com a nossa pele.
Segundo Chomel, as pessoas com maiores riscos de contração dessas doenças são crianças e pessoas que tenham o sistema imunológico fragilizado.
[LiveScience]
Poxa vida ... Eu durmo com duas cachorrinhas e nem posso me virar muito que a Laura ataca logo os meus pés . E o pior é que a cama é minha.....
ResponderExcluir